- FAAPA FR - http://www.faapa.info -

Escritora angolana participa em festa da literatura infantil em Portugal

Luanda, 19 de Março (ANGOP) – A escritora angolana Maria Celestina Fernandes participa, nos dias 30 e 31 deste mês, em Portugal, num intercâmbio literário denominado « Festa da Literatura Infantil em Língua Portuguesa ».
O intercâmbio vai contar com a participação de escritores do Brasil, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Moçambique.
Trata-se de um encontro de crianças, jovens e autores de diversos continentes, que cruzarão os oceanos no caminho inverso ao do percorrido pelo idioma, e tem a intenção de saudar a língua portuguesa e apresentar para as crianças e jovens, a cultura e os valores do mundo lusófono.

A participação da angolana Maria Celestina Fernandes, que começou a carreira literária na década de 1980, surge na sequência do convite da editora Kapulana, com a qual a autora trabalhou nas obras “Kalimba” e “Kambas”.
A sua maior produção em prosa e poesia é dirigida à literatura infanto-juvenil, com destaque para as obras “A Borboleta Cor de Ouro” (1990, UEA), “Kalimba” (1992, INALD) e “Kambas para Sempre” (Editora Kapulana, 2017), entre outras.
Tem obras traduzidas e premiadas. Foi três vezes nomeada para o Prémio Sueco “AstridLindgren” e recebeu, em 2010, o Diploma de Mérito do Ministério da Cultura, pelo seu contributo à cultura nacional.