- FAAPA FR - http://www.faapa.info -

PR considera Cuito Cuanavale património da África Austral

Luanda, 23 de Março (ANGOP) – O Presidente da República, João Lourenço, considerou a localidade do Cuito Cuanavale, situada no sudeste de Angola, um património histórico dos povos da África Austral.

Trata-se da localidade onde, entre os anos de 1987 e 1988, se desenrolou a Batalha do Cuito Cuanavale, província do Cuando Cubango, que abriu caminho à queda do Apartheid (regime de segregação racial) na África do Sul e independência da Namíbia.
Ao discursar, neste sábado, no acto que assinalou o Dia da Libertação da África Austral (23 de Março), o Chefe de Estado angolano afirmou que a batalha quebrou o mito de invencibilidade do exército do antigo regime de segregação racial da África do Sul.
Na presença dos homólogos da Namíbia, Congo, Zimbabwe e RD Congo, João Lourenço falou da libertação de Nelson Mandela, pelo regime do Apartheid, bem como das consequências da histórica batalha.
Na sua intervenção, destacou o contributo prestado, no quadro da batalha, pelos governos de Cuba e da Rússia.
A efeméride tem na base o fim da Batalha do Cuito Cuanavale, uma das mais duras da guerra que Angola enfrentou. A data é feriado regional na Comunidade para Desenvolvimento da África Austral (SADC).