- FAAPA FR - http://www.faapa.info -

Porto Novo: Festas de São João decorrem na normalidade com atenções voltadas para a peregrinação

Praia, 24 Jun (Inforpress) – As festividades do São João no Porto Novo, santo padroeiro, têm decorrido na normalidade, com as atenções deste domingo, voltadas para a grande peregrinação dos fieis entre Ribeira das Patas e cidade, num trajecto de 22 quilómetros.
A romaria, antecedida da missa matinal, às 07:00, na capela de São João Baptista, em Ribeira das Patas, inicia-se às 08:00 e dura entre cinco a seis horas, na antiga capela, também com o nome do santo padroeiro, na cidade, depois de algumas paragens em zonas defendidas, que fazem parte da rota de São João.
A paragem mais demorada, que varia entre uma a duas horas, acontece em Água Doce, à entrada da cidade do Porto Novo, onde milhares de pessoas se juntam aos peregrinos para acompanhar a imagem do santo  padroeiro, que é carregada sobre os ombros das pessoas, até à antiga capela, em Ribeira da Igreja, “o santuário de São João”.
A peregrinação dos fieis, que é, para a Igreja Católica, “um momento de manifestação de fé”, e que acontece todos os anos, a 23 de Junho, nas vésperas do dia do santo  padroeiro, 24,  marcado pela missa solene, é, segundo o pároco, José Pires “qualquer coisa de extraordinária e única em Cabo Verde. Algo que mostra a verdadeira devoção” dos porto-novenses pelo  São João, explica.