MAP Investissements Chinois au Maroc : Bank Of Africa renouvelle son MoU avec le premier assureur chinois « Sinosure » APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Faye et Ghazouani ont discuté des relations de coopération bilatérale entre Dakar et Nouakchott APS SENEGAL-AFRIQUE-ECONOMIE / Le GIABA et la BAD lancent un projet de lutte contre le blanchiment d’argent et le financement du terrorisme APS SENEGAL-GOUVERNANCE-MEDIAS / Des journalistes formés à Saly sur le journalisme d’investigation dans le secteur extractif APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Le président Faye est arrivé à Nouakchott (agence de presse) APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / L’Agence mauritanienne d’information magnifie la visite du président Faye à Nouakchott APS SENEGAL-GAMBIE-COOPERATION / L’ambassadeur sénégalais agite l’idée d’un nouveau pont sur le fleuve Gambie APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / Gambie : l’annonce de la visite de Bassirou Diomaye Faye a suscité l’euphorie (ambassadeur) APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Les secteurs prioritaires de la coopération entre Dakar et Nouakchott au cœur de la visite du président Faye – APS MONDE-SENEGAL-SOCIETE / Sadio Mané en militant de l’intelligence artificielle au service du développement

Brava: Crianças bravenses ganham o primeiro parque infantil


  14 Janvier      41        Société (45053),

 

Praia, 14 Jan (Inforpress) – O primeiro parque infantil da ilha Brava foi inaugurado com o nome de “Benjamin João Gomes”, na localidade de Mato Grande.
Este parque foi construído numa parceria entre a associação Cabo Verdeans United Estados Unidos da América – EUA e a Câmara Municipal da Brava.
No acto de inauguração, Genie Lomba, presidente do grupo, salientou que este é um grupo que apoia quase todas as ilhas do país e que já fizeram parques em quase todas as ilhas, com a excepção do Sal e da Boa Vista.
Segundo a mesma, nasceu e criou na Brava, mas já tem quarenta anos emigrada. E mesmo assim, ressaltou que com todo este tempo a Brava nunca saiu do seu pensamento e coração.
“Na minha infância não tive como brincar num parque. Por isso é um orgulho enorme ver as criancinhas a brincarem e nem estamos à espera de recompensa. Somente fazemos isso para a felicidade destas crianças”, proferiu a dirigente.
Vendo a euforia e a alegria das crianças em brincarem num “brinquedo que é uma novidade na ilha”, pediu-lhes que preservem e façam um bom uso.
Por seu turno, João Gonçalves, um outro membro do grupo disse que sempre foi o seu sonho ver um parque nesta localidade e quando o seu filho entrou para a associação, viu nisto uma oportunidade para realizar o sonho.
Entretanto, explicou aos presentes que tornar este sonho realidade não foi fácil, não por causa de dinheiro, mas sim por não terem um terreno, o que a levou a ajoelhar-se para pedir aos donos do terreno onde ficou situado o parque, pois caso contrário não seria possível.
Além disso, frisou que os materiais nem sempre são fáceis de se encontrar, como é o caso da areia, que na Brava só se encontra areia de terra, entre outras dificuldades.
Com todos os percalços enfrentados e superados, esta pede às crianças, aos pais e encarregados de educação que “preservem e valorizem” o espaço o máximo possível.
O presidente da Câmara Municipal da Brava, Francisco Tavares, considerou o parque e toda a actividade que foi feita em torno da inauguração como sendo “uma lição” para todos.
“Isso demonstra-nos que por mais longe que estivermos, Djabraba não sai dos nossos corações, as nossas gentes não saem dos nossos pensamentos e nem as nossas crianças”, observou o autarca.
Segundo o mesmo, no passado mês de Maio fez reuniões com os emigrantes nos Estados Unidos e este grupo apresentou-lhe a proposta de trazerem o parque à ilha, mesmo após ele ter demonstrado a sua intenção em apoiar os emigrantes que queriam ajudar Brava.
Lembrou que se comprometeu, em nome da câmara municipal em apoiar no processo de desalfandegamento e no transporte na ilha, o que tem vindo a cumprir, tendo já cumprido com a Marly´sMiracle Foundation e com a Cabo Verdeans United, o que para ele “não é mais” do que a sua “obrigação”.
Agradeceu a todos pelo esforço para que o parque fosse realidade, acrescentando que “é um exemplo que se deve acarinhar e agradecer para sempre”, na esperança de que outros continuam a apoiar a ilha em outras áreas.
Para finalizar, disse que se era para a câmara municipal comprar e fazer este parque não seria possível, porque custa mais de cinco mil contos além de pagarem as suas despesas, disponibilizarem tempo, dinheiro, esforço para montar tudo e colocar pronto para o uso dos bravenses.
“A nossa obrigação é cuidar e cada um de nós é responsável por isto independentemente se é ou não os nossos filhos que estão ali brincando, e a câmara municipal está a trabalhar para adquirir um arrelvamento para colocar no espaço”, concluiu o edil.
Nos pais, crianças e todos os presentes a expressão de satisfação e agradecimento era visível, pois, na ilha os mais pequenos até então não possuíam um espaço semelhante.
MC/ZS
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie