MAP Finance durable : Bank Of Africa s’engage pleinement lors de la 16ème édition du SIAM MAP Match USMA-RSB: La CAF sanctionne l’USMA par un forfait de 0-3, le match retour maintenu à Berkane (FRMF) APS SENEGAL-GAMBIE-SOCIETE / Kaffrine : une “case culturelle de bon voisinage” inaugurée à Kelimane APS SENEGAL-ECONOMIE / À Dakar, le petit commerce est victime des opérations de désencombrement APS SENEGAL-SANTE / Ibrahima Sy tend la main aux acteurs pour construire un système “résilient et durable” APS SENEGAL-SANTE / Commerce illicite des médicaments : cinq nouveaux pharmaciens inspecteurs pour épauler l’ARP APS SENEGAL-SOCIETE-JUSTICE / Amnesty international invite le président Faye à abroger l’arrêté ”Ousmane Ngom” MAP Sénégal/Paludisme : 199 décès sur 7196 cas d’hospitalisation recensés en 2023 (responsable) MAP Madagascar et le FMI examinent la reconduction de deux accords de financement MAP Mme Akharbach salue à Abidjan la pertinence de la résolution de l’ONU sur l’IA initiée par le Maroc et les Etats-Unis

OECV lança primeiro número da Newsletter dos engenheiros com intuito de incentivar pesquisa


  30 Janvier      105        Evénements (534),

 

Cidade da Praia, 30 Jan (Inforpress) – O bastonário da Ordem dos Engenheiros de Cabo Verde (OECV) considerou quarta-feira o primeiro número da Newsletter dos engenheiros, uma nova publicação electrónica que pretende contribuir para o incentivo à pesquisa e a apresentação de artigos técnicos.
Carlos Monteiro fez estas considerações em declaração à Inforpress, à margem do lançamento do primeiro número da Newsletter dos engenheiros, uma publicação de acesso gratuito e disponível na página www.oecv.cv trimensal.
“É um jornal de formato electrónico com informações de caráter técnico-científico dos engenheiros que trabalham em Cabo Verde. A publicação tem com o objectivo divulgar o trabalho que está sendo realizado no país desde a independência até a presente data e que engloba estrada da Serra Malagueta, parques naturais, aeroportos e portos, entre outros”, explicou.
Para além destes, afirmou que os engenheiros das diferentes áreas têm contribuído muito para o desenvolvimento do país, particularmente, no sector da informática e telecomunicações, tudo o que está ligado ao Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI), assim como ao domínio da comunicação.
Segundo o bastonário da OECV, além de conteúdos em forma de textos e com grafismo, foi também publicada uma entrevista com o engenheiro Adriano Lima, que foi o primeiro ministro das Obras Públicas no país, assim como artigos de conservação de solos e ambiente.
Aproveitando o lançamento do Newsletter e a presença dos associados, a Ordem dos Engenheiros debateu questões que têm a ver com o funcionamento dos colégios para que se pudesse dinamizar melhor o funcionamento do grupo de especialidades.
A OECV, segundo Carlos Monteiro, conta com uma inscrição de 1.200 engenheiros de diferentes áreas, um número, no seu entender, “muito importante” a nível de quadros em Cabo Verde e que estão a trabalhar na administração central, nos diferentes ministérios, nas câmaras municipais e no sector privado.
“A Ordem, além de desempenhar o seu papel junto dos associados, colabora com o Governo sempre que solicitado para dar parecer técnico em prol do desenvolvimento do país”, acrescentou.
Em Cabo Verde, nos anos 80, criou-se a associação de profissionais da área que englobava os engenheiros e os arquitectos cabo-verdianos, em 2001, através do decreto-lei 28/2001 de 19 de Novembro, foi criada a OECV e publicado o seu estatuto.

Dans la même catégorie