ANG Saúde pública/Governo e Parceiros celebram hoje Dia Mundial de Luta contra o Paludismo ANG Politica/Coligação PAI/Terra Ranka acusa governo de ser “incapaz” de resolver problemas sociais AGP Guinée : Des étudiants de la 14ème promotion de l’Université de Sonfonia contestent les mentions portées sur leur diplôme AGP Guinée/CNT : Trois importants projets de loi adoptés par les conseilleurs nationaux AGP Guinée : Des investisseurs britanniques reçus par le ministre de l’Economie et des finances ANG 25 de Abril/Iniciativa da “Década do Retorno” exige Presidente de Portugal uma resposta sobre reparações de Guerra para colonização AGP Gabon : Le président Oligui Nguema inaugure l’École du Prytanée militaire de Lalala MAP Le PAP lance à Nairobi des consultations publiques sur l’égalité des sexes AGP Gabon/Justice : Remise officielle du décret portant reclassement à titre exceptionnel de 274 Greffiers AGP Gabon : Le président Oligui Nguéma au chevet de la veuve et des orphelins Richard Moulomba

Projecto REFLOR–CV reúne parceiros com enfoque na melhoria da gestão florestal e aumento da resiliência


  14 Février      36        Environnement/Eaux/Forêts (6473),

 

Cidade da Praia, 14 Fev (Inforpress) – Parceiros do projecto “Reforço da capacidade de adaptação e resiliência no setor florestal em Cabo Verde (REFLOR-CV)” estão reunidos, em São Domingos, com enfoque na melhoria na gestão florestal e aumento da resiliência para fazer face às mudanças climáticas.
Segundo a gestora do projecto, Luísa Morais, são dois dias de trabalho com maior enfoque e concentração no trabalho de construção de uma visão integrada para gestão florestal e aumento das resiliências às alterações climáticas.
“O projecto tem um enfoque muito grande na questão da construção da adaptação e resiliência às mudanças climáticas e o sector florestal e um sector muito importante para a construção dessa resiliência”, sustentou.
O encontro que tem lugar em Rui Vaz, no concelho de São Domingos, está inserido, de acordo com a mesma fonte, no quadro das actividades de reforço institucional inscritas no projeto REFLOR-CV.
Luísa Morais lembra que foram constituídos quatro grupos temáticos de trabalho: de planeamento, da monitorização, das salvaguardas e da governança e são transversais aos vários sectores da economia, com interesse numa abordagem do espaço florestal centrada no território.
“No final do dia queremos sair daqui com um esboço do mapa de actores, ou seja, os principais interessados nesse processo e queremos sair também com uma definição de um plano de trabalho para os próximos meses para cada desses grupos”, disse.
Durante a sessão haverá também momentos de formação, sendo uma em disgnóstico rural participativo e outra sobre instrumentos de seguimento, planeamento e monitorização.
REFLOR-CV é um projecto é do Ministério da Agricultura e Ambiente, financiado pela União Europeia e em execução pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
O principal objectivo é o de aumentar a resiliência e a capacidade de adaptação para enfrentar os riscos adicionais colocados pelas mudanças climáticas na desertificação e degradação da terra em Cabo Verde.
Tem uma meta de alcançar, nos próximos três anos, cerca de 800 hectares (área correspondente a 800 campos de futebol) em termos de novas áreas arborizadas e plantadas e com espécies mais adaptadas para a construção da tão desejada resiliência.

Dans la même catégorie