MAP Trois nouveaux pays africains lancent la vaccination contre le paludisme AIP Amnesty international salue l’évolution des textes de défense des droits de l’Homme en Côte d’Ivoire ANP Clôture de la 11ème Edition du Forum sur les droits et inclusions numériques à Accra AIB Burkina : Le premier ministre en visite de travail et d’amitié en Iran du 24 avril au 1er mai APS SENEGAL-SANTE / Des guides pour enseignants destinés à la détection précoce des troubles visuels chez les élèves APS SENEGAL-ASSAINISSEMENT / Curage des réseaux : l’ONAS fait le point des opérations pré-hivernales à Dakar APS SENEGAL-MEDIAS-SOCIETE / Alioune Sall s’imprègne de la situation de l’APS APS SENEGAL-AFRIQUE-SANTE / Lutte contre le paludisme : vers le déploiement de deux nouveaux vaccins sur le continent africain APS SENEGAL-AFRIQUE-SANTE / L’OMS évoque la nécessité d’assurer une ”prestation continue et équitable” des services de lutte antipaludique ATOP Le FDR à la conquête de l’électorat dans le Vo

Ulisses Correia e Silva quer MpD “forte e confiante” para vencer o próximo ciclo eleitoral


  6 Mars      24        Société (45128),

 

Cidade da Praia, 06 Mar (Inforpress) – O presidente do MpD considerou hoje que o ciclo político que se avizinha vai ser exigente e, para tal, é preciso “um partido forte e confiante” para “vencer e continuar a construir Cabo Verde melhor”.

Durante a apresentação da moção estratégia de orientação política geral, na manhã de hoje, no quadro da XII convenção do partido que sustenta o Governo, Ulisses Correia e Silva salientou que MpD “forte e confiante” é, sobretudo, um MpD que “transmite a confiança”.

“A confiança é tudo em política, é mais do que crença é fazer com as pessoas de facto tenham a capacidade, vontade de fazer as coisas acontecerem. Confiança gera confiança e nós temos que ser um partido em que os cabo-verdianos mais confiam – isto é que faz a diferença”, disse.

O líder do Movimento para a Democracia (MpD. poder) salientou que o compromisso da convenção é reforçar a acção política de proximidade com os militantes, salientado que há espaço para o partido para crescer, melhorar e desenvolver mais.

“Motivar, fazer, crescer e fidelizar. É um papel importante das comissões políticas concelhias, que são as estruturas mais próximas dos militantes e vamos ter que fazer todo um trabalho adicional”, disse, realçando a necessidade de as comissões políticas concelhias ganharem a liderança local.

“Temos de reforçar acção política junto da sociedade”, disse salientando é preciso abrir mais o partido á participação, visibilidade, compromisso e com a juventude e com a mulher, reforçar a aposta na JpD e impulsionar o seu crescimento e desenvolvimento.

Ulisses Correia e Silva reafirmou os compromissos assumidos no programa do Governo em 2016, e sublinhou que desde o início, e tendo a consciência de que o País precisa de transformações e de alterações de curso, o partido engajou-se com 2026.

“Quando dissemos que temos de fazer o pais crescer 7% média anual é na perspectiva que queremos aumentar, duplicar o rendimento das famílias cabo-verdianos até 2026. 7% ao ano não é uma meta em si própria, a meta  de chegada é duplicar o rendimento  dos cabo-verdianos. E isso representa ir ao encontro do desenvolvimento sustentável”, disse.

O objectivo, sustentou, é tornar o País mais resiliente, quer do ponto de vista económico, como do ponto de vista ambiental, sanitário e a nível securitário.

“São programas para a década”, disse, adiantando que os resultados estão a acontecer fruto de opções políticas e de reformas.

“Saímos da estagnação económica e o país cresce hoje cinco vezes mais. Temos redução de desemprego, não ainda no nível que nós queremos, mas é preciso saber e estar consciente como é que tudo isto está ser conseguido” disse, apontando para contextos “extremamente difíceis” como elevado endividamento e a seca severa afectou o país por três anos consecutivos.

Ademais, acrescentou que as políticas sociais e económicas estão a ter impactos, estando o País a reforçar a boa governança e a descentralização, com mais investimento no desenvolvimento local.

“Reforçamos as prioridades no emprego, na saúde e na segurança. Estamos a cumprir”, disse.

A XII convenção do MpD, cuja abertura oficial está marcada para às 18:00 de hoje, deverá culminar a reunião da Direcção Nacional para votação do Presidente da Comissão Política Nacional e do secretário-geral sobre a proposta do presidente.

Para já Ulisses Correia e Silva anunciou que o cargo de secretário-geral, até agora ocupado pelo deputado Miguel Monteiro, vai ser assumido por uma mulher que passará a ser coadjuvada por seis secretários-adjuntos.

MJB/AA

Inforpress/Fim

Dans la même catégorie