MAP Soudan: L’ONU appelle à redoubler d’efforts en faveur de la paix MAP Le Maroc parmi les pays amis sur lesquels compte le Mali pour la poursuite de sa reconstruction (PM malien) MAP ARC33 : Nécessité de renforcer la coopération africaine pour développer une agriculture durable MAP CAN de futsal: « La finale sera difficile face à l’Angola qui va jouer sans pression » (Hicham Dguig) MAP Transformation rurale inclusive en Afrique : Focus sur le rôle de la mécanisation et de la numérisation (Table ronde) MAP Le Maroc, invité d’honneur de la Semaine des Géomètres Experts du Mali MAP Le Togo adopte une nouvelle Constitution AIP MASA 2024 : la CEDEAO octroie deux prix pour encourager la créativité artistique de la jeunesse dans l’espace régional AIP Wêrê wêrê Liking invite les acteurs de théâtre africains à jouer en Amérique Latine AIP L’Africa sport d’Abidjan bat ISCA (1-0) et prend une bonne option pour la ligue 1

Cabo Verde com estoque de medicamentos para doentes do VIH/Sida garantido até final de 2020 – responsável


  9 Juillet      43        Société (45067),

 

Cidade da Praia, 09 Jul (Inforpress) – A secretária executiva do Comité de Coordenação do Combate a Sida (CCS/Sida), Celina Ferreira, afirmou hoje, que Cabo Verde tem um estoque garantido de medicamentos para doentes do VIH/Sida até o final de 2020.
Em declarações à Inforpress, para falar da situação do país quanto ao estoque de medicamentos para doentes do VIH/Sida, visto que a nível mundial se tem deparado com falta devido a situação da pandemia da covid-19, Celina Ferreira avançou que o arquipélago “bem cedo” começou a fazer encomendas, pelo que não vai ter preocupação de género até início de 2021.
“Nós temos encomendas para chegar no mês de Agosto e temos nas Alfandegas lotes de medicamentos para serem retirados. O nosso estoque dá para garantir tratamento a todos os pacientes sem nenhuma ameaça de ruptura”, garantiu.
A secretaria executiva do CCS/Sida avançou que para 2021 a encomenda é feita através do novo pedido de financiamento, solicitação que é feita sempre no mês de Outubro.
Apesar disso, Celina Ferreira manifestou preocupação caso a pandemia do novo coronavírus continue a dificultar e a levar a que a produção de antirretroviral diminua a nível mundial, pondo em causa o tratamento das pessoas com HIV/Sida.
Neste momento, em Cabo Verde estão em tratamento 2.368 pessoas, das quais 89 são crianças de menos de 15 anos e 87 grávidas.
Estudo do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), divulgado no mês de Junho, mostra que o impacto causado pela covid-19 na produção e logística pode ter um efeito significativo no fornecimento de terapia antirretroviral em todo o mundo.
A pesquisa do UNAIDS descobriu que os bloqueios e encerramento de fronteiras impostos para interromper a covid-19 estão afectando a produção de medicamentos e sua distribuição, levando a aumentos de custos e problemas de suprimento, incluindo falta de estoque.
Cabo Verde é pioneiro, a nível dos países da África, na introdução do tratamento denominado TLD, um medicamento mais eficaz do que os existentes, nos afectados pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV).
O tratamento TLD, no país cobre uma média de 2.600 pessoas, sendo a maioria de sexo feminino, sendo o concelho da Praia com maior número de infectados em tratamento, ou seja, 80%.
PC/CP
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie