APS AFRIQUE-HYDRAULIQUE-COOPERATION / Gestion des bassins transfrontaliers : les Etats africains invités à développer l’hydro-diplomatie (officiel) MAP Tournoi de l’UNAF (U17)- 3ème journée: Match nul entre le Maroc et la Libye (1-1) MAP Le Maroc prend part à Abuja à la Réunion africaine de haut-niveau sur la lutte contre le terrorisme MAP Une délégation de la Banque Centrale de Mauritanie en visite de travail à l’Office des Changes MAP Quatorze morts dans un accident de la route dans le centre du Nigeria AIB Léraba : La première édition des journées des confréries dozo lancées à Sindou Inforpress São Vicente: Performance de Morabezateatro leva informações sobre prevenção de abuso sexual às escolas Inforpress Presidente da República considera “caótica” situação de transportes inter-ilhas em Cabo Verde Inforpress MPLA reafirma amizade e desejo de estreitamento de cooperação com PAICV Inforpress João Branco revela detalhes sobre a peça “Dona Pura e os Camaradas de Abril” a estrear-se em Maio

Cinco filmes seleccionados no “Kugoma” em Moçambique


  20 Juillet      209        Cinéma (432), Photos (4436),

 

Cidade da Praia,20 Jul (Inforpress) – Cinco filmes cabo-verdianos, sendo de Chissana Magalhães, Mário Vaz Almeida, Abel Monteiro, Guenny Pires e Grace Ribeiro foram seleccionados para competir na 11ª edição do festival internacional de cinema “Kugoma” de Moçambique.
Os filmes documentários curtas-metragem “O Amigo da Tartaruga”, “Djassi” e “Na Rota do Cinema Africano” “The Vulcano’s Last Wish” serão assim exibidos na 11ª edição do festival, que este ano acontece de 24 a 30 de Agosto, em Maputo.
Em declarações à Inforpress, a realizadora do filme “Djassi”, Chissana Magalhães, mostrou-se “satisfeita” com a selecção do documentário curta-metragem para ao festival de cinema de Moçambique.
“Eu fico particularmente feliz por ser o festival Kugoma, que é o maior de Moçambique, que entre os PALOP, é o país que mais contundentemente tem-se dedicado ao cinema e com grande prestigio a nível de África”, declarou, lembrando que Djassi é o seu primeiro trabalho audiovisual que nasceu no âmbito de um concurso, “Prémio 100 anos Amílcar Cabral” tendo o mesmo conquistado o segundo lugar.
O filme, segundo esta responsável, que foi seleccionado na categoria de “Novos autores do espaço PALOP – Timor Leste” é, igualmente, um motivo de orgulho, justificando que com isso, haverá a inscrição de mais um nome feminino de Cabo Verde no espaço da África lusófona.
A selecção de vários filmes cabo-verdianos para participar no referido festival serve, igualmente, de acordo com Chissana Magalhães, de motivação para a comunidade audiovisual cabo-verdiana.
“Acredito que é esse o caminho, cada vez mais esses exemplos a nos inspirar, a ousar penetrar no espaço internacional e o facto de termos esse movimento em direcção ao continente, penso que é importantíssimo mostrar que Cabo Verde valoriza sim o nosso continente, que quer ter espaço no cinema do continente”, afirmou.
“O Amigo da Tartaruga” foi seleccionado no ano passado para o festival CineEco Seia, em Portugal, e para o catálogo da plataforma de streaming Tellas. o filme retrata a história de um jovem que finta o desemprego, tornando-se mergulhador-guia turístico, acabando por criar um laço afectivo com as tartarugas.
Abel Monteiro, o realizador, conta já com algumas obras no currículo, sendo que mais recentemente foi o vencedor do prémio 100 Anos Amílcar Cabral, com a curta Amílcar Cabral, O Presidente Astral.
“Djassi” foi o segundo galardoado no prémio 100 Anos Amílcar Cabral e estreou em Março na CENA – Mostra de Filmes Realizados por Mulheres.
É o primeiro filme da jornalista e escritora Chissana Magalhães, que iniciou carreira a escrever uma coluna sobre cinema e recentemente colaborou na pré-produção do documentário internacional “Woman”.
“Na Rota do Cinema Africano” surge na sequência da selecção do realizador Mário Almeida e produtor Yuri Ceunink à 1.ª edição do Ouaga Film Lab promovida pelo Instituto imagine em Ouagadougou.
O documentário parte da afirmação de Gaston Kaboré (cineasta burkinabé) “África não pode estar ausente da sua própria imagem” para abordar a opinião de alguns cineastas sobre o “Cinema Africano”. Mário Almeida tem um currículo composto por vários títulos, ficção e documentário, com um prémio do Plateau – Festival Internacional de Cinema, o mais recente dos quais o documentário Inimigo Público #1, sobre o massacre de Monte Txota, e que estreou há poucos meses na Televisão Nacional.
O Kugoma é o festival de cinema moçambicano mais antigo, integrando exibição de filmes, oficinas, masterclasses, exibições em escolas e ajuda a promover novos realizadores de Moçambique e de África.
Este ano o Kugoma introduziu o PALOP-TL Upcoming Filmmaker Award em parceria com a Rede Cinema PALOP – TL.

Dans la même catégorie