MAP Maroc/Mauritanie : les collectivités territoriales invitées à s’inscrire pleinement dans l’Initiative Royale pour l’Atlantique MAP La Sierra Leone s’inscrit pleinement dans les Initiatives Royales pour l’Afrique de l’Ouest (Communiqué conjoint) ATOP Les ZAAP, une solution pour le développement de l’agriculture togolaise ATOP L’agropole de Kara enregistre des résultats « satisfaisants » ATOP des jeunes d2sœuvres et apprenants en peinture renforcent leurs capacit2s ATOP Elections législatives et régionales : le groupe de partis politiques « alliance ensemble » à la conquête des électeurs à Anié MAP Au moins 16 migrants meurent dans un naufrage au large de Djibouti (OIM) ACI Monde/Football: Le Maroc s’affirme comme une puissance mondiale, selon Gianni Infantino MAP La Côte d’Ivoire bénéficiera d’un projet de la FAO destiné à promouvoir une agriculture résiliente MAP Adaptation climatique de l’agriculture : M. Sadiki appelle à intensifier les efforts pour soutenir la recherche et l’innovation

PM sugere articulação no processo de planeamento de Santo Antão que abarca “matérias horizontais” como aeroporto e o porto


  21 Juillet      18        Société (45091),

 

Porto Novo, 21 Jul (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, sugeriu hoje, em Santo Antão, a necessidade de haver “um processo articulado” de planeamento da ilha, que tenha em conta “matérias horizontais” como o aeroporto e ampliação do porto do Porto Novo.
Ulisses Correia e Silva falava na apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do município do Porto Novo, que destaca, de entre outros projectos, a construção do aeroporto e extensão do cais acostável, infra-estruturas “para servir toda a ilha de Santo Antão”.
No entender do chefe do Governo, o que está desenhado neste plano estratégico, que está articulado com Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável de Cabo Verde, é “válido, mesmo neste contexto actual”, marcado pela pandemia de covid-19.
“O que está desenhado no plano em relação a Santo Antão é válido, mesmo no período pós com covid-19. Vamos agora é fazer um grande trabalho de mobilização de recursos num contexto difícil”, avançou Ulisses Correia e Silva.
A pandemia do novo coronavírus mudou, “de forma significativa”, o actual contexto em Cabo Verde, “mas não altera a visão, nem grandes orientações estratégicas de desenvolvimento de Cabo Verde”, avançou o primeiro-ministro.
O edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca, acredita que este município, apesar dos “problemas sérios” que enfrenta a nível do desemprego e da pobreza, pode dar “um grande contributo” ao processo de desenvolvimento de Cabo Verde.
“Porto Novo tem todas as condições para isso, apesar dos problemas sérios a nível do desemprego e da pobreza. São indicadores menos favoráveis, mas temos condições para vencer estes desafios e caminhar para o desenvolvimento econômico e sustentável do nosso município”, notou o autarca.
Para o presidente da câmara, a “ambição” do Porto Novo é ser “um município modelo” e com todas as condições para ser “uma grande centralidade” da ilha de Santo Antão.
Este concelho, com mais de 17 mil habitantes, precisa de “grandes infra-estruturas” mas, também, de dinamizar os sectores económicos, como a pesca, o turismo, as indústrias agro-alimentar, adiantou Aníbal Fonseca.
No âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do município do Porto Novo, horizonte 2030, projectos estão a ser executados pela câmara, em articulação com o Governo e há as grandes infra-estruturas, caso do aeroporto, do prolongamento do porto, das bacias hidrográficas e das estradas de penetração, explicou o edil.

Dans la même catégorie