AGP Guinée : ‘’Littérature et Sports’’ thème de la 16ème édition des 72h du livre AGP Guinée/Campagne agricole 2024-2025 : L’Etat guinéen déploie de gros moyens pour accompagner les producteurs AGP Guinée: Les coordinateurs du PN-RAVEC nommés par le président de la République AGP Guinée : Le Ministre Alpha Bacar Barry lance les activités préparatoires des Jeux Universitaires 2024 AGP Guinée/Procès du 28 septembre : L’audience renvoyée au 13 mai pour les plaidoiries et réquisitions ANG Política/”Governo decidiu aumentar preços de arroz devido a incapacidade de subvencionar empresas importadoras”, diz Secretário de Estado de Tesouro MAP Un Marocain à la tête de la mission de l’OMS au Soudan MAP Afrique: Un déficit de financement des ODD à environ 1.600 milliards USD (Rapport) MAP Le Maroc et l’Angola unis par un «partenariat actif» au sein de l’Union africaine (ambassadrice) AIP Les nouveaux certifiés en MDDCT exhortés au respect des valeurs clés pour une réussite professionnelle

Corsino Fortes deixou uma obra “complexa e muito bonita que todos os cabo-verdianos deviam ler” – presidente ACL


  24 Juillet      27        Politique (25350),

 

Cidade da Praia, 24 Jul (Inforpress) – O presidente da ACL afirmou hoje que o poeta Corsino Fortes deixou uma obra “complexa e muito bonita que todos os cabo-verdianos deviam ler” e que a melhor forma de honrar a sua memória é valorizando seu legado.
O presidente da Academia Cabo-verdiana de Letras (ACL), Daniel Medina, fez estas declarações em entrevista à Inforpress, a propósito do quinto aniversário do falecimento do poeta cabo-verdiano Corsino Fortes.
Para assinalar a data, a ACL realiza esta sexta-feira uma cerimónia homenageando Corsino Fortes e a publicação de um caderno cultural, que contem depoimentos de amigos, de familiares do poeta e de pessoas que escreveram sobre a sua vida e obra.
“O caderno tem 20 páginas, a cerimónia espera ter a presença do Presidente da República porque ele é um dos membros da Academia de Letras, vai estar presente o presidente da Fundação Amílcar Cabral, teremos uma intervenção do Manuel Veiga, declamação de poesias e exibição de um vídeo sobre vida e obra de Corsino Fortes”, referiu.
No dia que completa cinco anos de passamento de Corsino Fortes, o presidente da ACL afirmou que a melhor forma de Cabo Verde valorizar o seu legado é estudando o poeta e seguindo seus exemplos.
Para Daniel Medina, Corsino Fortes marcou gerações e deixou marcas profundas que faz que com a sua memoria seja sempre lembrada.
“O sentimento é como se ele estivesse presente, porque ele marcou a sua e nossa geração e ao deixar essa marca profunda, faz com que nós sempre nos lembremos dele e em particular da obra que ele deixou, que é uma obra complexa e muito bonita e que todos os cabo-verdianos deviam ler, porque reportam poesia tudo que é a gene de Cabo Verde, a intelectualidade da luta, as secas, saudade e o amor”, declarou.
Corsino Fortes nasceu a 14 de Fevereiro de 1933, no Mindelo, São Vicente, tendo sido aplaudido pela crítica como o príncipe ou o poeta maior de Cabo Verde.
A poesia tornou-se pública na sua vida, em 1957, quando saíram os seus primeiros poemas no jornal do 3º Ciclo Liceal. Licenciou-se em Direito, pela Universidade de Lisboa em 1966, onde viveu na Casa dos Estudantes do Império.
Os seus poemas apareceram nos anos 1960, em algumas publicações como a revista Claridade ou a Antologia Modernos Poetas Cabo-verdianos.
Mas só lançou o seu primeiro livro em 1974, “Pão & Fonemas”, que com “Árvore & Tambor”, editados em 1986 e “Pedras de Sol & Substância”, em 2001, formou “A Cabeça Calva de Deus”. A trilogia conta a saga do povo para a liberdade
Presidiu à Associação dos Escritores de Cabo Verde (2003-2006). As obras como “Pão e Fonema” ou “Árvore e Tambor” expressam uma nova consciência da realidade cabo-verdiana e uma nova leitura da tradição cultural do arquipélago.
Corsino Fortes faleceu no dia 24 de Julho de 2015, depois de longos anos de luta contra o cancro e de ter lançado novo livro, a menos de uma semana antes da sua morte.
A ACL é uma pessoa colectiva que tem por objecto a promoção e o incentivo das letras e da Literatura Cabo-Verdianas, a difusão da cultura, preservação da memória e do legado da literatura cabo-verdiana e o enaltecimento de grandes vultos e outros notáveis da produção literária.
A associação visa ainda a promoção e a difusão das obras, dos estudos e dos ensaios relativos à criação literária cabo-verdiana e a valorização das obras do reconhecimento mérito portadores de valores universais.

Dans la même catégorie