AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

PCA da recém criada empresa ADR promete optimização de recursos para a mitigação de escassez de água


  28 Juillet      126        Economie (20813),

 

Cidade da Praia, 28 Jul (Inforpress) – O presidente do Conselho de Administração (PCA) da recém-criada empresa pública Água de Rega (ADR), Jaime Tavares Ferreira, prometeu a optimização de recursos para a mitigação de escassez de água, através de um sistema operacional e comercial.
O recém-empossado fez essa promessa na tomada de posse do novo Conselho de Administração da empresa Água de Rega, esta segunda-feira que foi presidida pelo vice-primeiro-ministro e ministro da Finanças, Olavo Correia, e na presença do ministro da Agricultura, Gilberto Silva.
“Pretendemos ser uma referência nacional na mobilização da água, assim como na optimização desse recurso, contribuído para a mitigação da escassez da água, através de um sistema operacional e comercial, actuando desde origem da água até ao ponto de entrega” , indicou.
Acrescentou ainda a utilização de melhores práticas de gestão e de operação reconhecidas internacionalmente para a optimização dos recursos hídricos em Cabo Verde, assim como garantir a abastecimento regular da água para os agricultores, através de taxa justa e equitativa.
Para a materialização desses objectivos, Jaime Tavares Ferreira informou que está na fase final a assinatura de um contrato de crédito entre o Governo de Cabo Verde e a Hungria, no valor de 35 milhões de euros, destinados à mobilização de água no país.
“Este projecto tem como objectivo a construção de infra-estruturas e aquisição de equipamentos como condutas de adopção, estações elevatórias, reservatórios de armazenamento, condutas de distribuição, aquisição e montagem de dessalinizadores para tratamento de água residuais”, precisou o empossado.
Por sua vez, o ministro da Agricultura, Gilberto Silva, disse que a criação desta empresa constitui um “passo fundamental” para a materialização da política do Governo em matéria da melhoria da gestão da água.
O ministro acrescentou que se enquadra igualmente na implementação das reformas atinentes ao domínio da água em Cabo Verde, ao aumento da resiliência e adaptação do sector agrário às mudanças climáticas.
“ Por conseguinte, temos que fazer de tudo dentro dessas reformas para que a gestão da água possa ser empresarializada em quase todos os domínios”, frisou.
O conselho de Administração da empresa Água de Rega, a ser presidido por Jaime Tavares Ferreira, vai ter Cláudio do Santos como administrador executivo e José Teixeira, como não executivo.

Dans la même catégorie