MAP Finance durable : Bank Of Africa s’engage pleinement lors de la 16ème édition du SIAM MAP Match USMA-RSB: La CAF sanctionne l’USMA par un forfait de 0-3, le match retour maintenu à Berkane (FRMF) APS SENEGAL-GAMBIE-SOCIETE / Kaffrine : une “case culturelle de bon voisinage” inaugurée à Kelimane APS SENEGAL-ECONOMIE / À Dakar, le petit commerce est victime des opérations de désencombrement APS SENEGAL-SANTE / Ibrahima Sy tend la main aux acteurs pour construire un système “résilient et durable” APS SENEGAL-SANTE / Commerce illicite des médicaments : cinq nouveaux pharmaciens inspecteurs pour épauler l’ARP APS SENEGAL-SOCIETE-JUSTICE / Amnesty international invite le président Faye à abroger l’arrêté ”Ousmane Ngom” MAP Sénégal/Paludisme : 199 décès sur 7196 cas d’hospitalisation recensés en 2023 (responsable) MAP Madagascar et le FMI examinent la reconduction de deux accords de financement MAP Mme Akharbach salue à Abidjan la pertinence de la résolution de l’ONU sur l’IA initiée par le Maroc et les Etats-Unis

Brava: Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva considera que hoje é “grande dia” para a ilha


  5 Août      36        Politique (25362),

 

Nova Sintra, 05 Ago (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que se encontra de visita à Brava, considerou que hoje é um “dia grande” para a ilha, tendo em conta o leque de actividades em agenda.
Ulisses Correia e Silva fez estas declarações à imprensa, a meio da programação da sua comitiva constituída pelo ministro da Agricultura e Ambiente, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, a ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, e o ministro-adjunto do primeiro-ministro para Integração Regional, que detém a pasta da conexão do Governo e as câmaras municipais de Cabo Verde.
A visita da delegação governamental iniciou-se com a inauguração da Casa Museu Eugénio Tavares, poeta bravense que o chefe do Governo considerou como a “maior figura cultural da ilha Brava e de Cabo Verde”, pela sua dimensão enquanto homem da cultura, literatura e música e da língua cabo-verdiana.
Para Ulisses Correia e Silva, a reabilitação e a transformação da casa em museu dão à Brava uma “centralidade muito forte”.
No quadro desta centralidade, destacou o “valor turístico e cultural”, salientando que estes dois factores colocam a ilha numa posição de desenvolvimento, com um turismo ligado ao Eugénio Tavares, à sua cultura, paisagem, aliado a um bom clima.
Além da inauguração da Casa Museu, a agenda do primeiro-ministro prevê ainda visitas às obras em curso na ilha.
De entre as obras em andamento, o chefe do Governo referiu á reabilitação do Centro Histórico e às obras da estrada que liga Vila de Nova Sintra à Nossa Senhora do Monte, empreendimento que, segundo o primeiro-ministro, “cria condições de melhor acessibilidade e qualidade à ilha”.
Questionado em que pé se encontra a negociação entre o Governo de Cabo Verde e o Luxemburgo para a construção da dessalinizadora na ilha, Ulisses Correia e Silva avançou que o processo está “num bom caminho”, encontrando-se já na fase de concurso em termos de projecto, e depois passa-se à fase de contratação de empreitada.
Na primeira parte do dia, além da inauguração da Casa Museu Eugénio Tavares, foi assinado um protocolo entre a Câmara Municipal e o Instituto do Património Cultural – IPC para gestão do futuro museu em Pé da Rocha.
Também foi assinalado o arranque das obras de requalificação do Centro Histórico de Nova Sintra, orçadas em mais de 27 mil contos, visando requalificar os arruamentos da cidade de Nova Sintra, cuja conclusão dos trabalhos está prevista para Dezembro do corrente ano.
Pelo meio, o Ministério das Infra-estruturas inaugurou três arruamentos e o da Cultura procedeu ao descerramento das placas nos dois postos de retransmissão (Risco Vermelho e Monte Basílio) da Televisão Digital Terrestre (TDT).
A programação prossegue até o final do dia, com diversas actividades, envolvendo os diferentes ministérios que se encontram representados ao mais alto nível na ilha.
A visita de dois dias à região Fogo e Brava tem por objectivo dar continuidade à retoma dos investimentos públicos, com foco na requalificação urbana e ambiental, entre outros sectores.

Dans la même catégorie