AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

São Nicolau: CNAD contabiliza cerca de 32 inscritos no processo de reconhecimento profissional do artesão


  6 Août      17        Arts & Cultures (2985),

 

Tarrafal de São Nicolau – O Centro Nacional de Arte e Design (CNAD) contabiliza cerca de 32 inscritos nas sessões informativas do processo de reconhecimento profissional do artesão em São Nicolau.
Em entrevista à Inforpress, Vânia Pachito, técnica da CNAD, informa que nos encontros realizados na ilha de São Nicolau foram realizadas cerca de 32 inscrições de artesãos.
“A adesão foi boa em ambos os municípios e os artesãos demonstraram interesse em participar no processo de reconhecimento profissional”, adiantou.
A responsável realça ainda que ao longo dos encontros, foram transmitidas informações aos participantes sobre a importância do reconhecimento profissional, informações relacionadas com o Sistema Integrado do Artesanato e do selo created in Cabo Verde, que identifica quem está devidamente reconhecido no sector do artesanato.
A mesma fonte avança também que ambos os Municípios de São Nicolau terão um ponto focal da CNAD, que ficará responsável pela recepção dos documentos em falta de alguns artesãos que fizeram a sua inscrição, e de receber candidaturas de quem não conseguiu participar nos encontros.
“Os artesãos poderão dirigir-se ao responsável da Associação de Artesãos de São Nicolau, ou aos técnicos das câmaras municipais da ilha, que ficarão responsáveis por dar seguimento ao processo”, reforça.
Também em declarações à Inforpress, o artesão José Ramos, residente no Tarrafal, reconhece que o processo é uma mais-valia para a classe, na medida em que poderão desenvolver um trabalho mais organizado.
Por outro lado, Mariana Santos, artesã do Tarrafal, também reconhece a importância do processo, mas defende que é necessários mais apoios ao sector do artesanato na ilha de São Nicolau.
No âmbito do processo de reconhecimento pretende-se atingir cerca de 600 artesãos em todo país, que poderão entrar no sector formal, sendo que o cartão terá a validade em todas as instituições públicas, como segurança social, finanças, o que irá permitir ultrapassar os problemas da informalidade.

Dans la même catégorie