AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Guiné-Bissau/ ONU fala de “clima politicamente carregado” que eleva desconfiança


  12 Août      27        Politique (25166),

 

Bissau,12 Ago 20(ANG) – A representante especial do secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau disse na segunda-feira que eventos recentes provocaram “um clima politicamente carregado, com crescente desconfiança entre as partes envolvidas” no país.

Na apresentação do mais recente relatório ao Conselho de Segurança, por videoconferência, Rosine Sori-Coulibaly disse haver acusações mútuas e relatos de atos de intimidação contra pessoas que se opõem à situação política.
O cenário traduz-se em “um ambiente hostil, que torna difícil que se chegue a um acordo em prol da estabilidade política e construção de consenso em torno das prioridades nacionais de consolidação da paz.”

A enviada disse ainda que enquanto as novas autoridades se concentram em consolidar o poder, o partido Paigc, que venceu as eleições legislativas do ano passado, “contesta a votação parlamentar de 29 de junho”. A sessão parlamentar aprovou o programa do governo de Nuno Nabiam, designado primeiro-ministro pelo proclamado presidente Umaro Sissoco Embaló.

Coulibaly disse que o Paigc continua a questionar a legalidade dessa sessão, alegando erros de procedimento e “denunciando ameaças e atos de intimidação contra membros do Parlamento” ocorridos antes da reunião. Mas realçou que esta força política ainda reitera o seu apelo de uma solução política para a crise.

Diante do desejo de formação de um governo de base ampla, tendo Nuno Nabiam como primeiro-ministro, a representante disse que as perspectivas de obter um avanço são baixas. Ela destacou a forte oposição do Paigc à adesão ao atual governo.

Rosine Sori-Coulibaly defende uma solução sustentável que promova a estabilidade, na qual “todos os lados se comprometam” na Guiné-Bissau. Mas disse que, por agora, as partes fincam pé em suas posições.

A mensagem destaca preocupações com a insegurança e as violações dos direitos humanos com ocorrências que aumentaram as tensões políticas.

Um dos eventos foi a operação de 26 de julho à Rádio Capital FM, considerada aliada da oposição, onde houve detenções arbitrárias e intimidação. Ela apontou denúncias de pessoas e políticos considerados opositores da atual administração.

Um outro fator com potencial de acirrar disputas é o desejo do presidente de “mudar o sistema de governança – de semipresidencial para presidencial – sob a nova Constituição.

Para a representante, esse cenário pode ocorrer na nova aliança parlamentar Madem-G15, seus apoiadores e o novo primeiro-ministro se a situação “não for cuidadosamente administrada e amplamente discutida, compondo assim ainda mais uma já frágil situação.”

Em 31 de dezembro, a ONU prevê encerrar o Escritório Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau, Uniogbis. A missão política apoia os esforços em busca de uma solução da atual crise, os desafios da Covid-19 e a atua na coordenação com a equipe da ONU no país.

Com o Fundo de Construção da Paz foram apoiados vários parceiros, incluindo agências das Nações Unidas e organizações da sociedade civil para que continuem sendo implementadas prioridades de consolidação da paz.

Rosine Sori-Coulibaly pediu que continuem os esforços internacionais em apoio ao país. Ela alertou que será essencial ter fundos para evitar um abismo financeiro, ao apelar ao auxílio dos países no Quadro de Cooperação com a Guiné-Bissau.

Dans la même catégorie