AIP Rupture collective œcuménique du jeûne: Nassénéba Touré prône la solidarité AIP Kandia Camara félicite l’Allemagne pour la dynamique de la coopération bilatérale AIB L’association CAMEG devient une société d’Etat pour consacrer la souveraine du Burkina dans le secteur du médicament AIB Veille citoyenne : Un Chargé de mission rend visite aux »wayiyans » APS SENEGAL-CULTURE-PERSPECTIVES / Vers la mise en place d’un Conseil consultatif des arts, des lettres et de la culture APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE-RESULTATS / Commission nationale de recensement des votes : aucune réserve n’a été relevée (président) APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE-REACTIONS / Washington et Ottawa félicitent Bassirou Diomaye Faye pour sa ‘’victoire électorale’’ AGP GUINÉE : L’APAC ÉCHANGE AVEC LA PRESSE SUR LA PRATIQUE DU JOURNALISME PAR LES FEMMES AGP GUINÉE : LE PM ÉCHANGE AVEC LE PRÉSIDENT DU CONSORTIUM WINNING SIMANDOU APS SENEGAL-INSTITUTIONS-PASSATION / Macky Sall invite le gouvernement à préparer les dossiers de passation de pouvoirs

Ilha do Sal: Ministro apela taxistas a se comprometerem com o sector do turismo


  12 Août      35        Economie (20804),

 

Praia, 12 Ago (Inforpress) – O ministro do Turismo apelou aos taxistas, esta terça-feira, no Sal, a se comprometerem com o sector, durante acto de lançamento do programa de capacitação de agentes do turismo, que vai abranger mais de 1.500 profissionais a nível nacional.

Considerando que se está a atravessar um “período difícil”, o ministro Carlos Santos pede união de esforços na acção, para que, conforme sublinhou, se possa combater a pandemia da covid-19, e todos os efeitos que está a ter na economia, empregos, e nos rendimentos das pessoas.

“O facto de nós não termos turistas em Cabo Verde, verificamos que afectou toda a gente, as empresas, os sectores da economia cabo-verdiana, por isso, os operadores de táxis, hoteleiros, guias, aqueles que trabalham na restauração (…), têm uma responsabilidade maior para receber bem os nossos turistas”, concretizou.

Nesta medida, e perante sala bem composta, num dos hotéis da cidade de Santa Maria, o governante lançou o apelo no sentido de todos se comprometerem com este sector de actividade para que se possa trabalhar na retoma do turismo, de uma forma “afincada e responsável”.

“Por forma a acolhermos bem os nossos turistas, para que possam voltar e gastar, porque são estas despesas que significam os rendimentos de toda a gente deste país, directa ou indirectamente”, frisou.

Referindo que os sucessivos governos definiram o turismo como peça fundamental do desenvolvimento económico do país, e por isso, há que apostar de uma forma séria no sector, o governante elucidou que a capacitação das pessoas nesse sentido, foi também definida como uma prioridade elementar para se conseguir qualificar o turismo.

“E quando estamos a falar da qualificação do turismo, estamos a falar da qualidade que o turismo tem que ter no país. E se nós não fizermos isso, poderemos vir a ter um turismo que mais tarde ou mais cedo começa a diminuir o número de turistas”, acautelou.

E é por isso, explicou, que o Governo, através do Ministério do Turismo criou o Plano de Renascimento do Turismo, para ser implementado a nível nacional, como resposta aos efeitos da pandemia da covid-19.

No Sal, este programa de qualificação de Agentes do Turismo pretende a capacitação de 300 taxistas locais, preparando estes profissionais para a retoma do turismo na ilha, e no país.

Entretanto, esse pacote formativo abarca cerca 1.500 pessoas, nesta primeira fase, não só taxistas, mas também guias, operadores hoteleiros, empregados de restaurantes, numa perspectiva de qualificar o produto turístico, para tornar Cabo Verde um país mais competitivo.

Por outro lado, tendo em conta a situação de pandemia, o ministro disse que este programa foi lançado com um duplo objectivo, isto é, o de procurar trazer algum rendimento para essa classe que viu as suas receitas diminuírem, daí a implementação de uma bolsa de formação para esses formandos que vai contribuir para o rendimento dessas pessoas.

Numa segunda fase, prevista para Agosto e Novembro deste ano, estas acções de formação que vão abranger mais de 600 profissionais do sector do turismo, deverão estender-se às ilhas da Boa Vista, Fogo e S. Vicente, entre taxistas, polícias e staff dos aeroportos de Santiago e Sal.

Dans la même catégorie