ANG Comércio/Governo inicia hoje a distribuição do arroz para mercados do interior do país ANG Saúde Pública/Ministro pretende criar uma comissão para gerir a Ordem dos Médicos até a realização de novo Congresso ANG Instituto Marítimo Portuário/Presidente do Conselho de Administração promete empenho para o desenvolvimento durável do sector APS SENEGAL-ECONOMIE-PERSPECTIVES / La présidente de l’ITIE milite pour la “souveraineté énergétique” AGP Guinée/Sports : Le ministre Bogola Haba rencontre ce mercredi les Fédérations sportives nationales pour une concertation AGP GUINÉE : LE PREMIER MINISTRE A REÇU UNE DÉLÉGATION DE L’ASSOCIATION PROFESSIONNELLE DES COURTIERS D’ASSURANCES MAP Sans l’appui financier des pays, les besoins du Soudan vont encore augmenter (OIM) MAP L’Angola compte drainer davantage d’investissements vers le secteur minier MAP Cameroun: Le gouvernement exige la vigilance dans les armureries pour éviter la vente d’armes aux criminels AIP Les chiffres du C2D représentent une performance unique en Côte d’Ivoire en matière de mise en œuvre de projets (Ministre Sanogo)

Santo Antão: Presidente da associação de pescadores de Janela apela à capacitação de jovens para pesca  


  17 Août      44        Société (45026),

 

Cidade das Pombas, 15 Ago (Inforpress) – O presidente da Associação dos Pescadores, Peixeira e Armadores de Janela (APPAJ), Hirondino Silva, apelou hoje às autoridades para ajudarem a capacitar os jovens para a pesca porque “daqui a alguns anos a actividade pode extinguir-se”.
“As autoridades competentes devem investir nos jovens que não tiveram condições de continuar os estudos dando-lhes capacitação na área das pescas que, daqui a alguns anos, pode extinguir-se aqui em Janela tendo em conta o avançar da idade dos nossos marinheiros”, explicou Hirondino Silva apontando que há um leque enorme de formações que podem ajudar os jovens.
A mesma fonte afirmou que o sector de pesca, não só em Janela mas a nível da ilha de Santo Antão, está um “pouco fraco” e “esquecido pelas autoridades”.
“Não temos um espaço para conservação do pescado aqui em Janela, ou seja, não temos nada. O único apoio que tivemos foi tudo jogado ao mar”, pontuou Hirondino Silva.
O líder associativo disse que o arrastadouro deveria ser “algo pensado” e não “chegar e fazer, pura e simplesmente, por questões de política”.
“O arrastadouro tem que ser feito, projectado e pensado na melhoria da qualidade de vida e segurança dos pescadores. Basta de fazerem obras que não vão beneficiar os pescadores”, frisou Hirondino Silva.
Por sua vez, o proprietário do barco de pesca semi-industrial Nossa Senhora de Piedade, José João, afirmou que a actividade piscatória em Janela pode ser rentável, mas há que fazer investimentos.
“Janela tem falta de organização na área da pesca. É só organizar e fazer o investimento certo e vamos conseguir sair do artesanal para o semi-industrial”, mostrou José João.
“Quem de direito para ver qual é a real situação dos marinheiros de Janela para fazer alguma coisa para Janela não ficar só a espera. Sempre dizem que vão fazer algo e ficamos a espera, isso em ambos os partidos, por isso apelo ao Governo para ver o que Janela precisa”, desafiou.
José João contou à Inforpress que possui uma embarcação semi-industrial, mas no momento está no Porto Novo.
“Neste momento a minha embarcação está no Porto Novo porque não temos tripulação aqui em Janela. Temos falta de motorista e fica complicado deslocar de outra localidade, visto que, o custo é elevado. Mas tenho ideia de trazer a minha embarcação para o seu lugar de origem, mas há que ter condições”, pontuou José João.
A zona de Janela celebra hoje a festa de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da localidade, que será assinalada com uma missa presidida pelo bispo da Diocese do Mindelo, Dom Ildo Fortes.
A celebração eucarística terá lugar no polivalente de Pontinha de Janela porque é o melhor local para que a organização possa controlar o distanciamento social, o uso de máscara e disponibilizar álcool-gel disponível para a higienização, conforme disse à Inforpress o pároco de Santo António das Pombas, padre José Júlio Fortes.
Por parte da Câmara Municipal do Paul todas as actividades foram suspensas desde o mês de Março, passado, devido à pandemia da covid-19.

Dans la même catégorie