APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

Luís Filipe Tavares reconhece o “trabalho incansável” dos diplomatas cabo-verdianos em prol do desenvolvimento do país


  18 Août      32        Politique (25317),

 

Cidade da Praia, 18 Ago (Inforpress) – O ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, reconheceu hoje o “trabalho incansável” que os diplomatas cabo-verdianos têm feito em prol do desenvolvimento do país, desde há 45 anos a esta parte.
“Se Cabo Verde é o país que é hoje, é graças à sua “diplomacia activa e competente” e, sobretudo, que põe os interesses do país acima de tudo.
Segundo Luís Filipe Tavares, todos estes instrumentos contribuíram de “forma indelével” para o patamar onde se encontra hoje.
O governante fez essas considerações no acto de abertura do Ateliê Temático sobre o Financiamento do Desenvolvimento e Novo Paradigma da Diplomacia pós-Pandemia Covid-19.
Para Luís Filipe Tavares, a diplomacia cabo-verdiana é algo que, inquestionavelmente, “orgulha a todos”, mas os desafios de hoje, disse, “são de outra natureza e mais complexos”, o que demanda “novas capacidades e atitudes”.
Para ele, a actual conjuntura requer uma diplomacia “mais integrada” em espaços políticos e económicos, que lhe projectem a outros níveis e propiciem outras oportunidades “mais consentâneas” com as ambições de Cabo Verde.
“Em face da conjuntura pós-pandemia, deveremos priorizar esses espaços [políticos e económicos] na certeza de que deveremos ter mais notoriedade nos espaços multilaterais”, indicou o chefe da diplomacia cabo-verdiana, para quem o país deve pugnar-se pelas melhores práticas internacionais em matéria de financiamento ao desenvolvimento.
Luís Filipe Tavares considera que os desafios que o país tem pela frente “são de monta”, mas que a vontade e convicções dos cabo-verdianos “são ainda maiores”, pelo que o país sairá vitorioso.
Cabo Verde, afirmou, tem uma “excelente diplomacia e quadros muito competentes que sempre fizeram um excelente trabalho”.
O ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades exortou, ainda, aos diplomatas cabo-verdianas a contribuírem para o reconhecimento e afirmação de um “tratamento diferenciado” dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento.
Na sua perspectiva, é “muito importante” que em 2030 o país tenha uma capacidade redobrada de apresentação de “projectos credíveis” e que a diplomacia cabo-verdiana está apta para vender, no bom sentido da palavra, o país la fora, e, para tal, são necessários projectos “consistentes e muito bem elaborados”.
“Temos que atrair muito mais investimentos para o nosso país e temos que ser muito mais pró-activos”, apontou, acrescentando que a competência dos diversos sectores é “fundamental” para, no futuro, o alavancamento da diplomacia cabo-verdiana.
Este evento, que contou com 105 participantes, entre diplomatas cabo-verdianos no exterior e especialistas nacionais e estrangeiros, foi transmitido em videoconferência.
LC/ZS
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie