AIP Une plateforme digitale des créateurs africains lancée AIP Des acteurs privés de santé renforcent leurs capacités en technique pratique de gestion de trésorerie de leurs entreprises AIP L’Union européenne octroie des prêts pour accompagner les femmes entrepreneurs en Côte d’Ivoire (Ambassadrice) AIP Protection de l’environnement : l’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan AIP Les sages-femmes et institutrices unissent leurs efforts pour favoriser la scolarisation des jeunes filles AIP REVUE DE PRESSE : Des sujets liés à la politique nationale font la Une des journaux ce jeudi AIP Rupture collective œcuménique du jeûne: Nassénéba Touré prône la solidarité AIP Kandia Camara félicite l’Allemagne pour la dynamique de la coopération bilatérale AIB L’association CAMEG devient une société d’Etat pour consacrer la souveraine du Burkina dans le secteur du médicament AIB Veille citoyenne : Un Chargé de mission rend visite aux »wayiyans »

Telecomunicações/Sindicato da Guinétel e Guiné-telecom considera de especulação o pagamento das dívidas do Governo às duas empresas


  18 Août      152        Société (44856),

 

Bissau, 18 Ago 20 (ANG) – O Sindicato de Base dos funcionários das Empresas de Telecomunicações da Rede Fixa e Móvel (Guinétel) e Guiné-Telecom considera de especulação o pagamento de dívida que o governo contraiu juntos destas empresas.

Em entrevista exclusiva à ANG esta terça-feira, David Mingo, Presidente do Comité Sindical de Base das duas empresas disse que os rumores que circulam na cidade sobre o pagamento de divida entre governo e as duas empresas é uma mera especulação porque não foi feito nenhum pagamento, mas sim o estancamento do crescimento das dívidas.

Explicou que o governo através de Banco Mundial contraiu um empréstimo à Sociedade Cabos da Guiné-Bissau, um consorcio criado entre a empresa Orange, MTN e o governo através do qual pagaram apenas um terço dos salários em atraso aos trabalhadores das referidas empresas, correspondentes ao ano em curso.

« Após esse pagamento decidiram estancar o processamento de salário e que o eventual parceiro que comprar a empresa deve assumir as referidas dívidas atrasadas”, explicou aquele sindicalista.

Disse ainda que, depois do pagamento de um terço de salário era para ser feito a conclusão da elaboração do Caderno de Encargo para depois lançar o concurso para a privatização das duas empresas desde Janeiro do ano em curso, o que não aconteceu devido ao surgimento de problemas a volta das eleições e também da pandemia de coronavírus que deixou tudo por fazer.

Afirmou que, o sindicato assinou um Memorando com governo em Março passado, no sentido de estancar o processamento de salário para poder facilitar o comprador a não ter um passivo maior, no intuito de que havia sido resolvido seus problemas da dívida restante.

O sindicalista exorta o governo no sentido de cumprir o acordo e discutir o problema no Conselho de Ministros para se decidir a modalidade de compra das duas empresas para poder facilitar os trabalhadores “porque já estão cansados dessa situação”.

« Todos os documentos estão feitos, através do Banco Mundial o que faltava era somente a discussão, agendamento e modelo como vai ser vendido as empresas”, explicou.

Disse que agora cabe ao governo decidir se irá vender as empresas de forma separada ou juntas.

“Compreendemos que este governo está a fazer esforço mais que também está a criar morosidade no processo porque o coronavírus não pode impedir o lançamento do concurso porque hoje, mesmo a distancia, pode ser comprado o Caderno de Encargo”, disse David Mingo.

A Guinetel e Guiné-telecom, duas empresas de telecomunicações do estado se encontram em falência há vários anos. ANG/MI/ÂC//SG

Dans la même catégorie