APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE-REACTION / Le président du Niger adresse ses félicitations à Bassirou Diomaye Faye pour son ‘’éclatante victoire’’ APS SENEGAL-LITTERATURE / Bakel abrite la première édition de la journée du livre, en avril AIP CAN 2023 : 10 fois plus de revenus enregistrés par rapport à l’édition précédente ACI Congo/Femmes: Incorporer le port du pagne dans les activités du 8 mars, selon Olga Rachelle Mangouandza. MAP Protection de l’environnement: L’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan ANP Niger : 1600 tonnes de sucre pour parer aux besoins en ce mois béni de ramadan AGP Gabon/CNIE : la campagne de délivrance du numéro d’identification personnel s’ouvre le 3 avril prochain AGP Gabon/Vie chère : 80,3 millions F CFA de pénalités en février 2024 AGP Gabon : Le président Oligui Nguema reçoit le soutien de la diaspora gabonaise multi-continentale G10 AGP Gabon/Plan National de Développement de la Transition : un investissement de 3 000 milliards de F CFA pour 288 projets

« É inaceitável uma Empresa de Estado contrair dívidas aos funcionários até 99 meses « ,diz Diretor Geral da INACEP


  24 Août      30        Société (44866),

 

Bissau, 24 Ago 20 (ANG) – O Diretor-geral da Imprensa Nacional (INACEP), Bamba Banjai manifestou esta segunda-feira o seu descontentamento face a
situação da empresa com atrasos de vencimento de 99 meses.

O novo director da Inacep falava no âmbito da cerimónia de assinatura de um Memorando de entendimento com o sindicato de base dos trabalhadores da Inacep, a gráfica nacional, testemunhada por representantes da Secretaria da Estado da Comunicação Social e da Confederação Geral de Sindicatos Independentes da Guiné-Bissau.

“É inaceitável contrair dívidas aos funcionários até 99 meses e com 20 anos sem pagar segurança social”, criticou Bamba Banjai.

Segundo Banjai, a INACEP não está a produzir atualmente devido a falta de recursos para aquisição de matéria- prima, e ainda devido ao facto de 99 por cento das suas máquinas estarem inativas e obsoletos, o que não ter perimido atender as demandas dos clientes.

As dívidas, segundo Bamba, constituem um dos maiores problemas da empresa: as dívidas da INACEP para com os seus colaboradores, e das instituições estatais para com a Imprensa Nacional.

No rol de devedores a Inacep, Bamba Banjai aponta o Ministério das Finanças como o principal devedor, com carteira de dívida na ordem de 2 mil milhões de francos cfa, dividas essas que segundo Bamba , até então, não são liquidadas apesar de vários pedidos da Inacep para o efeito.

« Comprometemos a pagar três meses de salários atrasados aos funcionários na próxima semana, no quadro da redução dessas dívidas”, adiantou Bamba Banjai.

Por outro lado, pede ao Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló e Primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam, para usarem as suas influências junto do Governo para salvar a INACEP desta situação que considera de “desagradável”.

Por sua vez, Walter Mendonça, Presidente do Sindicato de base dos funcionários da INACEP considerou o ato de um passo importante para salvar a empresa da situação em que se encontra, que passa necessariamente por pagar salários, dívidas aos funcionários e recuperação de materiais de trabalho para melhor atender as demandas dos clientes.

Mendonça declarou que os trabalhadores dão benefício de dúvida a nova direcção da Inacep , aguardando que o memorando assinado seja respeitado, em benefício da empresa.

A INACEP,é uma empresa estatal e autónoma, tutelada pela Secretaria de Estado da Comunicação Social, e depara-se com problemas financeiros e de equipamentos, que impossibilitam o seu funcionamento pleno.

Dans la même catégorie