MAP Protection de l’environnement: L’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan ANP Niger : 1600 tonnes de sucre pour parer aux besoins en ce mois béni de ramadan AGP Gabon/CNIE : la campagne de délivrance du numéro d’identification personnel s’ouvre le 3 avril prochain AGP Gabon/Vie chère : 80,3 millions F CFA de pénalités en février 2024 AGP Gabon : Le président Oligui Nguema reçoit le soutien de la diaspora gabonaise multi-continentale G10 AGP Gabon/Plan National de Développement de la Transition : un investissement de 3 000 milliards de F CFA pour 288 projets AGP Gabon/Réforme du système judiciaire : signature d’un accord de coopération entre le ministère de la Justice et le PNUD MAP Plus de 38.600 réfugiés et demandeurs d’asile enregistrés en Somalie, selon le HCR MAP Sa Majesté le Roi, Amir Al Mouminine, préside la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan 1445 H ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais

São Vicente: “Direitos humanos e cidadania têm que andar sempre de mãos dadas”, Zaida Freitas


  24 Août      22        Société (44865),

 

Praia, 24 Ago (Inforpress) – A presidente da CNDHC, Zaida Freitas, considerou hoje, no Mindelo, que os direitos humanos e a cidadania “têm que andar sempre de mãos dadas”, pois falar nos direitos humanos implica falar em obrigações, responsabilidades e deveres.
Daí, segundo a responsável máxima da Comissão Nacional dos Direitos Humanos e Cidadania (CNDHC), a parceria que formalizou hoje com o Observatório da Cidadania Activa (OCA), sediado em São Vicente, e que vai permitir à instituição que dirige “clarificar, divulgar e sensibilizar mais as pessoas”, não só para a defesa dos direitos e de exigir que os direitos sejam efectivados, mas também que os deveres estejam “sempre presentes”.
Zaida Freitas referiu-se ainda, no acto de assinatura do protocolo, à responsabilidade da CNDHC na “densificação da cidadania”, enquanto entidade nacional que tem o mandato de promoção e protecção dos direitos humanos, a cidadania e o direito internacional humanitário.
A responsável lembrou, a propósito, que o mundo, no âmbito da pandemia covid-19, vive um momento em que a questão da cidadania, da mudança de atitude e comportamento e da preocupação para com o bem comum, torna-se “extremamente importante”.
Nesta linha, lembrou que a CNDHC já lançou uma campanha de cidadania na promoção do direito humano à saúde e direccionada a grupos específicos como crianças, pessoas com deficiência, idosos, comunidade migrante e reclusos, para além da criação recente do Observatório dos Direitos Humanos.
Esta última, segundo anunciou, que pretende criar uma estrutura de análise da realização dos direitos humanos e cidadania em Cabo Verde e, assim, ter acesso a dados para analisar a situação e, através da CNDHC, propor políticas públicas que sirvam de resposta aos compromissos que Cabo Verde assumiu ao ratificar as convenções internacionais e os instrumentos regionais de direitos humanos.
O presidente do Observatório da Cidadania Activa, Orlando Lima, por seu lado destacou a importância deste novo “instrumento de cooperação e parceria” com a CNDHC, até porque, sintetizou, “a missão é conjunta”.
Ou seja, concretizou, a de promover a educação para a cidadania, mas também “falar cada vez mais dos direitos e deveres dos cidadãos”, tendo em vista cultivar na sociedade o exercício da cidadania de forma “responsável, consciente e activa”.
Através do protocolo, assinalou, será possível realizar um conjunto de actividades, a exemplo do projecto-piloto do OCA, designado Oficina de Cidadania, concretizado sobretudo nas escolas, com a missão de trabalhar para se ter “uma geração cada vez mais responsável” em diversos domínios.
O acto foi testemunhado pela vereadora Lídia Lima, para quem neste momento a ilha de São Vicente necessita de uma “forte intervenção” na componente de sensibilização das pessoas para o cumprimento dos seus deveres, já que, sintetizou, se cada um cumprir com os deveres está a salvaguardar os direitos dos outros.
Daí, “parabenizar” as duas partes pelo acordo de parceria, que vai “elevar as questões do exercício da cidadania e o cumprimento dos direitos e dos deveres” na região.
O protocolo de cooperação rubricado pela presidente da CNDHC, Zaida Freitas, e pelo presidente do OCA, Orlando Lima, objectiva promover a colaboração e articulação entre as duas entidades, no âmbito de uma “acção conjunta” de promoção da educação para a cidadania.
O acordo prevê a apresentação de propostas de actividades de sensibilização em matéria de exercício da cidadania, realização de acções de sensibilização sobre direitos humanos e a disponibilização de técnicos ou representantes de cada uma das entidades para participar nas acções de sensibilização.
O Observatório Cidadania Activa é uma organização não-governamental com carácter pedagógico cuja actuação centra-se na educação para a cidadania, tendo em vista conscientizar os cidadãos sobre os seus direitos e deveres.

Dans la même catégorie