ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais ACI Congo/Formation: Plus de dix femmes journalistes reçoivent leurs certificats de participation ACI Congo/Education: Construction prochaine de l’Institut sino-congolais de la Route de la soie à Kintélé ACI Congo/France: Gérard Larcher pour le renforcement des liens parlementaires entre les deux Sénats AGP Guinée : Une délégation du bureau du procureur de la Cour pénale internationale séjourne à Conakry ACI Congo/Recherche scientifique/Remise officielle du matériel de recherche à l’IRA ACI Congo/Social: Les Employés de la Sopeco réclament l’Intervention du Chef de l’État ANP Le Ministre nigérien de l’Economie et des Finances participe par visio-conférence à la 1ére réunion du Conseil des Ministres de l’UEMOA Inforpress Defesa Nacional: “Exercício Granite Falco inaugura nova etapa na relevante e histórica cooperação entre Cabo Verde e os EUA” – Governo MAP SM le Roi, Amir Al Mouminine, préside ce jeudi la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan

Novo ano escolar arranca com acções de formação em várias áreas para professores


  26 Août      17        Education (7105),

 

Cidade da Praia, 26 Ago (Inforpress) – A directora nacional da Educação avançou hoje que os professores vão receber acções de formação em diferentes áreas, com destaque para as tenologias educativas, visando reforçar as suas competências e criação de salas virtuais para o novo ano lectivo.
Em declarações à Inforpress, Eleonora Sousa disse que até 30 de Setembro estão calendarizadas várias actividades de formação contínua aos docentes, nomeadamente adaptação ao novo ambiente de aprendizagem, utilização de plataformas e metodologias para o ensino à distância.
Durante este período, de acordo com a directora nacional de Educação estão previstas ainda a avaliação das aprendizagens, implementação da matriz curricular, destinadas aos docentes do 1º e 2º ciclos do ensino básico, equipas de supervisão pedagógica das Delegações e dos agrupamentos, encontros de Coordenação disciplinar do Ensino Básico e Secundário.
“O arranque do ano escolar é quando os professores retornam às escolas para preparar o ano lectivo, que é o momento em que as escolas recebem os alunos. Durante este mês os professores vão receber diferentes formações em diferentes áreas com destaque para as tecnologias educativas, em que os professores vão criar competências para utilizar e criarem uma sala de aula virtual”, afirmou.
Além da realização de actividades, o novo ano escolar prevê a preparação das escolas para receber os alunos no novo ano lectivo e providenciar todos os aspectos relacionados com a criação das condições das escolas, uma vez que, lembrou, este ano é um ano atípico devido à pandemia do novo coronavírus.
Adiantou, por outro lado, que está também previsto um encontro nacional de coordenadores do Pré-escolar e Coordenadores do 1º ciclo do Ensino Básico com o objectivo de socializar e trabalhar as orientações para o reforço da fase propedêutica no início do ano letivo 2020/2021 para o primeiro ano de escolaridade.
Conforme avançou, este ano o tema “Novo Contexto, Novas Oportunidades – Educação Digital para todas e todos” foi escolhido tendo em conta o contexto da covid-19 e a necessidade de se adequar aos desafios actuais.
Lembrou que o início do ano lectivo está previsto para o dia 01 de Outubro, mas que dependendo da evolução da situação sanitária do país esta data poderá modificar-se, adiantando que o Ministério da Educação já elaborou um plano com orientações que será apresentado na próxima semana.
“A organização, os horários para o novo ano lectivo serão diferentes, as turmas serão divididas para cumprir todas as medidas de distanciamento. Os alunos terão um horário de duas horas e há especificidades. Vamos adequar estas orientações de acordo com as especificidades de cada concelho”, afiançou.
Em Cabo Verde, estiveram matriculados para o ano lectivo 2019-2020 cerca de 12 mil crianças na educação pré-escolar, 114.883 na educação escolar pública, sendo 83.499 no ensino básico obrigatório (1.º ao 8.º ano) e 30.096 no ensino secundário (9.º ao 12.º).

Dans la même catégorie