AGP GUINÉE : L’APAC ÉCHANGE AVEC LA PRESSE SUR LA PRATIQUE DU JOURNALISME PAR LES FEMMES AGP GUINÉE : LE PM ÉCHANGE AVEC LE PRÉSIDENT DU CONSORTIUM WINNING SIMANDOU APS SENEGAL-INSTITUTIONS-PASSATION / Macky Sall invite le gouvernement à préparer les dossiers de passation de pouvoirs APS SENEGAL-GAMBIE-SOCIETE / Des patrouilles mixtes sénégalo-gambiennes pour prévenir les différends frontaliers APS SENEGAL-CULTURE-PERSPECTIVES / Habib Léon Ndiaye rassure sur la mise en œuvre du Plan stratégique de développement du théâtre APS AFRIQUE-BENIN-FOOTBALL / Gernot Rohr, sélectionneur du Bénin : “Je n’ai pas la même profondeur de banc que l’effectif du Sénégal” APS AFRIQUE-INFRASTRUCTURES / La BOAD approuve un prêt de 23 milliards pour la route Labé-Mali-Kédougou-Fongolembi APS SENEGAL-FOOTBALL-FORMATION / Matam : NSFCI veut rendre ses joueurs plus “compétitifs” en maximisant leur visibilité APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE-RESULTATS / Bassirou Diomaye Diakhar Faye déclaré vainqueur avec 54, 28 % (résultats provisoires) APS SENEGAL-AFRIQUE-LITERRATURE-DISTINCTION / Eric Chacour, un auteur égypto-canadien, remporte le Prix des 5 continents de la Francophonie 2024

Giaba/Director-geral exalta apoio da CEDEAO à organização


  28 Août      57        Economie (20804),

 

Bissau,28 Ago 20 (ANG) – O Director-geral do Grupo Inter-Governamental contra o Branqueamento de Capitais na África Ocidental (GIABA) exalta apoio da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) à organização que dirige.

Kimelabalou Aba manifestou esta satisfação na abertura da 33ª Reunião da Comissão Técnica feita através da videoconferência, na qual afirmou que a Comissão da CEDEAO, apesar das dificuldades financeiras cada vez maior, nunca deixou de atender às diversas e variadas solicitações do Giaba, o que tem permitido à esta organização funcionar da melhor forma possível.

“A presente Plenária realiza-se nove meses após a anterior, organizada em novembro de 2019 em Saly, República do Senegal”, referiu.

Acrescentou que logo a seguir à última Plenária, o mundo inteiro entrou numa crise sanitária sem precedentes, lutando sempre contra uma doença provocada pelo novo coronavírus e que perturbou a vida socioeconómica de todas as entidades.

Disse que esta situação também teve impacto nas actividades do Secretariado do Giaba devido as suas repercussões nas viagens internacionais.

Aba frisou que nos próximos dois dias de trabalho irão examinar e aprovar nomeadamente o resumo do relatório das actividades do Director-geral, dos relatórios sobre Luta Contra o Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo nos Estados Membros relativos ao 2019, o documento revisto de Processos e Procedimentos de Avaliações Mútuas do Giaba e o relatório da 33ª reunião da Comissão Técnica /Plenária.

No seu discurso, o DG do Giaba sublinhou que os relatórios de avaliação mútua, que aguardam análise bem como os de seguimento dos Estados Membros no quadro da segunda ronda, só serão tratados durante a Plenária que se realizará no formato habitual antigo, que se conta organizar em finais de 2020, se as condições sanitárias o permitirem.

Kimelabalou salientou que as restrições relativas às viagens impedem as visitas ao local, ao passo que as limitações técnicas e as quarentenas impedem o trabalho tanto dos avaliadores como dos revisores e dos Secretariados, em particular.

Referiu que o trabalho à distância não é o melhor devido a constrangimentos relacionados com o acesso e a disponibilidade de internet bem como à fluidez do tráfico.

Segundo o responsável do Giaba, o fecho de administrações que se seguiram, limitam a capacidade dos países avaliados de darem as suas contribuições para o processo, bem como para procederem comentários e observações de qualidade sobre os projetos de relatório que seriam disponibilizados.

“Assinala-se em 2020, o 20º Aniversário da Adoção dos Estatutos do GIABA. Trata-se de um acontecimento importante que está registado com letras de ouro nos anais da nossa Instituição e que nós esperamos assinalar devidamente, no fim deste ano, se as condições sanitárias de reencontros físicos o permitirem”, disse.

Adiantou que, como alternativa, os países membros da organização vão ter que contentar-se com uma celebração ligeira através das tecnologias da informação e da comunicação.

Tomaram parte na 33ª Reunião da Comissão Técnica Virtual do Giaba entre outros, o Vice-presidente da Comissão da CEDEAO, Finda Koroma em representação do Presidente e o ministro Delegado do Orçamento da República do Niger .

Dans la même catégorie