ANP Niger : Le HCDH fait don de 300 ouvrages aux Etudiants del’ESSCOM MAP Sénégal: le nouveau président élu va prêter serment mardi ATOP Violences basées sur le genre : les maires et les partenaires s’impliquent dans la lutte ATOP LES ACTEURS PLANCHENT SUR LES MESURES ET DISPOSITIONS PRATIQUES DE PREVENTION ATOP des jeunes de Bafilo sensibilisés au patriotisme et à la culture de la paix ATOP Gestion des contentieux des élections régionales : la cour suprême forme les acteurs impliques AIP L’ANADER s’engage pour la pérennisation des cantines scolaires AIP Un syndicat de professeurs du secondaire plaide pour l’obtention de primes et des indemnités ANP Fonds de Solidarité pour la Sauvegarde de la Patrie : Le Comité de gestion reçoit plus de 11.500.000 CFA de contributions AIP Un expert exhorte le gouvernement à investir davantage dans la fintech

Ano Lectivo 2020/2021: FECAP propõe divisão das turmas com 10 alunos em vez de 22 


  1 Septembre      98        Santé (15315),

 

Cidade da Praia, 01 Set (Inforpress) – O presidente da Federação Cabo-verdiana dos Professores (FECAP) propôs que caso se decida por aulas presenciais nas ilhas com maior propagação da covid-19 deve-se salvaguardar as medidas restritivas e dividir as turmas por 10 alunos, em vez de 22.
O Ministério da Educação anunciou que as aulas presenciais, que se iniciam no dia 01 de Outubro, vão decorrer com turmas com máximo de 22 alunos, sendo um por carteira e com distanciamento de 1,5m, o tempo de duração de cada aula passa a ser de 25 minutos, para cada disciplina e os intervalos serão de cinco minutos e os alunos não transitam de sala.
A posição da FECAP, segundo José Cardoso, é que se deve criar todas as medidas de segurança sanitária no retorno às aulas, sendo que este retorno, defende, deverá acontecer apenas onde não há um “grande surto” de covid-19.
Contudo, sublinhou, se houver a decisão para que haja aulas presenciais terá que haver a salvaguarda de medidas restritivas de distanciamento social, higienização do espaço educativo e dos utentes que neles circulam, precavendo-se com um sistema profícuo de testes e respectivo rastreamento dos eventuais contactos dos casos positivos que venham a surgir.
“Tudo vai depender da situação sanitária. A FECAP acha que se há propagação comunitária é um perigo abrir as salas para aulas presenciais. (…) Onde há problema de propagação acentuada de covid-19, se tiver que ser aberto, deve ser ouvido e responsabilizado as autoridades nacionais e sanitárias”, disse, sublinhando que estão preocupados com a comunidade educativa e académica porque isto constitui um perigo.
A proposta da FECAP é de redução das turmas com um número de 10 alunos por salas, redução do horário das aulas ou senão avançar com aulas online.
José Cardoso explicou ainda que não concorda com a redução de metade da turma porque não haverá como fazer o distanciamento de 1,5m.
Em relação à informação de que houve um aproveitamento de 80 por cento (%) no ano lectivo findo, a federação questiona que parâmetros foram levados em conta para se fazer essa avaliação, tendo em conta as dificuldades criadas pela covid-19.
“A ausência das aulas presenciais nas escolas, as limitações díspares provocadas pelas zonas de sombra, a falta de meios e recursos de acesso aos conteúdos programáticos dão azo a uma certa especulação, se é que a comunidade educativa cabo-verdiana é super-humana para driblar a situação em epígrafe ou se houve algum laxismo e recurso ao facilitismo nas avaliações tornadas públicas pelos responsáveis políticos e administrativos do ME”, questionou.

Dans la même catégorie