AIP Les nouveaux certifiés en MDDCT exhortés au respect des valeurs clés pour une réussite professionnelle ANG Cooperação/PR defende necessidade de mais esforços coletivo para fazer face à situação de alterações climáticas no litoral da sub região ANG Desporto/Sport Bissau e Benfica mantém-se isolada na liderança da Guiness-Liga MAP Développement en Afrique : Mme Benali appelle à des financements abordables à long terme MAP Le Maroc et la Sierra Leone engagés à conclure une feuille de route 2024-2026 de coopération de nouvelle génération (Communiqué conjoint) MAP Maroc/Mauritanie : les collectivités territoriales invitées à s’inscrire pleinement dans l’Initiative Royale pour l’Atlantique MAP La Sierra Leone s’inscrit pleinement dans les Initiatives Royales pour l’Afrique de l’Ouest (Communiqué conjoint) ATOP Les ZAAP, une solution pour le développement de l’agriculture togolaise ATOP L’agropole de Kara enregistre des résultats « satisfaisants » ATOP des jeunes d2sœuvres et apprenants en peinture renforcent leurs capacit2s

Franco-polaco lança álbum em homenagem à morna e à Cesária Évora


  8 Septembre      63        Arts & Cultures (3074),

 

Mindelo, 08 Set (Inforpress) – O violinista franco-polaco Martin Rose, amigo da falecida cantora cabo-verdiana Cesária Évora, lançou no mercado o seu primeiro álbum a solo, “Inspiração de nha Sina”, CD que homenageia a morna e a sua amiga Cize.

Em declarações à Inforpress, Martin Rose explicou que o álbum de 12 faixas musicais traz uma mistura de mornas e coladeiras antigas que exprime a importância que a morna teve na sua vida.

“Foi através da morna que conheci esse país maravilhoso que é Cabo Verde, o seu povo e a sua cultura. Foi nesse país que fiz grandes amizades, portanto dedico este álbum à morna e à Cesária que tem sido uma grande inspiração na minha vida,” disse o violinista que se apelida de ˈmussim de Soncenteˈ (rapazinho de São Vicente) por saber falar e escrever em crioulo de São Vicente.

O artista revelou que Cesária Évora “desde o princípio” o tratou como um amigo, porque foi “sempre bem recebido na sua casa e quando se encontravam na Europa, durante as tournées”. Por isso, incluiu no álbum a música ‘Cize’, feito por Morgadinho numa vénia à cantora.

Segundo Martin Rose, o trabalho discográfico tem mornas de “grandes figuras” desse género como B.Leza, Eugénio Tavares, Manuel de Novas, Morgadinho entre outros.

O CD foi gravado maioritariamente em Lisboa e também em São Vicente e, conforme Martin Rose, é a concretização de uma ideia que teve quando começou a tocar com músicos de Cabo Verde.

Nele, participaram ainda Bau, que fez o acompanhamento e solo de violão, viola e cavaquinho, Carlos Martos, no arranjo de piano, Zé Paris, no baixo, e Tey Santos, na bateria.

“A maioria das músicas deste CD já foi gravada por vários cantores entre os quais Cesária e Bana. Há outras que estavam quase que esquecidas como a coladeira de Ti Goy de nome ˈFalsiaˈ que foi interpretada por Djack Monteiro na década de 60”, adiantou o franco-polaco.

Segundo o violinista, a morna teve a sua “honra, a sua glória e a sua decadência”. Mas, o reconhecimento por parte da Unesco é uma forma de “não se esquecer nem abandonar este património construído pela história de um povo e que faz parte da sua identidade”.

Neste sentido, referiu que o álbum é também uma tentativa de “enaltecer” “a beleza da morna e seus compositores, do seu jeito com o seu violino e sentimento”.

A mesma fonte manifestou a vontade de presentear os cabo-verdianos pessoalmente com as suas mornas ao violino, mas devido à situação sanitária provocada pela covid-19 decidiu lançá-lo, por enquanto, nas plataformas digitais. Mesmo assim disse esperar que o público possa “viajar ao som dessas melodias”.

“Essa mistura de violino clássico com instrumentos tradicionais de Cabo Verde é bastante original. Adoraria se este trabalho contribuísse para fazer as pessoas viver a morna e chamar a atenção do público, jovem e não só, sobre esse grande valor que a música tradicional cabo-verdiana tem”, afiançou Martim Rose que futuramente pensa gravar outro CD de música cabo-verdiana, mas com voz.

Na sua página de promoção do CD, diz que o “projecto reúne dois mundos habitualmente distintos. O da música folclórica, ou seja, do mundo, tocada por grandes músicos habituados aos palcos internacionais e o da música clássica que confere ao som do violino do franco-polaco Martin uma pureza e expressividade inegável”, lê-se na página.

Diz ainda que o álbum revela “uma fusão de culturas que demonstra a universalidade da música como forma de transmitir sentimentos”.

Dans la même catégorie