AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Covid-19/Administração do Porto de Pesca sensibiliza utentes sobre a pandemia


  9 Septembre      54        Santé (15315),

 

Bissau,09 Set 20(ANG) – O Director-geral da Administração do Porto de Pesca de Alto Bandim reiterou hoje o engajamento da direcção na sensibilização dos utentes sobre a prevenção da Covid-19 para se minimizar a contaminação.

 “Realizamos  campanha de sensibilização das pessoas sobre os cuidados a tomarem para diminuir os riscos da contaminação da doença. E redobramos  esforços no que toca ao saneamento do Porto”, afirmou Anselmo Mendes em entrevista exclusiva à ANG.

Aquele responsável sublinhou que não é somente a pandemia do covid-19 que constitui problemas para o mundo e na Guiné-Bissau em  particular, acrescentando que antes já se deparavas com  outras doenças diarreicas frequentes no período chuvoso.

“Na verdade, o Porto de Pesca é um espaço que não é fácil de manter limpo tendo em conta que dispõe de utentes dificilmente de mudar os seus comportamentos de um dia para outro”, frisou.

Anselmo Mendes disse que foi nesse sentido que estão a levar a cabo ações de sensibilização que engloba  todas as entidades que actuam no Porto, nomeadamente, Associação da Vendedeiras, dos Pescadores e da própria Administração incluindo o Director Geral.

“Pelo menos duas vezes por mês, os referidos grupos realizam limpezas para além das que são efectuadas diariamente”, informou.

Disse que a referida infraestrutura para além ser o Porto de Pesca também dispõe do componente mercado onde se faz a venda de pescado.

Referiu  que, actualmente, devido a enorme procura dos citadinos, a venda de pescado está a ser feita fora do recinto construído para o efeito, salientando que, quando se trata de contaminação de qualquer doença, os locais fechados são os mais vulneráveis.

“Isso nos leva a permitir as pessoas a fazerem vendas de pescados fora do espaço reservado para o efeito, o que lhes permite cumprir as regras do distanciamento social”, disse.

Anselmo Mendes sublinhou que a Administração do Porto de Pesca decretou a obrigatoriedade de uso de máscaras para todas as vendedeiras daquele espaço, desde o principio do mês de Maio , ou seja muito antes da decisão do Governo nesse sentido, tendo em conta que é um recinto onde aglomera muitas pessoas.

“Felizmente todos os utentes do Porto de Pesca estão a acatar a medida, graças a colaboração de todas as instituição parceiras, nomeadamente o Instituto Marítimo Portuário,a  Brigada Costeira entre outras”, explicou.

Dans la même catégorie