MAP ARC33 : Nécessité de renforcer la coopération africaine pour développer une agriculture durable MAP CAN de futsal: « La finale sera difficile face à l’Angola qui va jouer sans pression » (Hicham Dguig) MAP Transformation rurale inclusive en Afrique : Focus sur le rôle de la mécanisation et de la numérisation (Table ronde) MAP Le Maroc, invité d’honneur de la Semaine des Géomètres Experts du Mali MAP Le Togo adopte une nouvelle Constitution AIP MASA 2024 : la CEDEAO octroie deux prix pour encourager la créativité artistique de la jeunesse dans l’espace régional AIP Wêrê wêrê Liking invite les acteurs de théâtre africains à jouer en Amérique Latine AIP L’Africa sport d’Abidjan bat ISCA (1-0) et prend une bonne option pour la ligue 1 APS SENEGAL-SPORT / Les qualités d’un sportif de haut niveau au menu d’une conférence à Saint-Louis APS SENEGAL-COLLECTIVITES-CRISE / Les travailleurs invités à faire des propositions soutenables de résolution de la crise (ministre)

ME e secretariado executivo da CPLP promovem conferência sobre alfabetização em contexto da covid-19


  10 Septembre      15        Education (7124),

 

Cidade da Praia, 10 Set (Inforpress) – O Ministério da Educação e o Secretariado Executivo da CPLP promovem, sexta-feira, uma conferência internacional, em formato virtual, sobre a alfabetização e educação de jovens e adultos no contexto da pandemia da covid-19.

À Inforpress, a directora nacional da Educação, Eleonora Sousa, elucidou que esta actividade realiza-se com o objectivo de materializar o plano e acção da cooperação multilateral no domínio da educação da CPLP.

“Esta conferência surge na sequência da presidência de Cabo Verde, enquanto presidente ‘pro tempore’ da CPLP. E no âmbito da programação para as actividades havia já sido calendarizada esta actividade, que visa proporcionar também um espaço para a partilha de experiência entre os países membros da CPLP, em matéria da alfabetização, educação de jovens e adultos no contexto da pandemia da covid-19”, avançou.

Segundo esta responsável, pretende-se por outro lado, com a conferência promover uma reflexão sobre o papel dos educadores adultos em todo esse processo de ensino aprendizagem após a crise de covid-19, considerando que o momento servirá para identificar novas estratégias para que a alfabetização e educação de jovens e adultos sejam integradas nos planos nacionais e internacionais.

O evento, que realiza-se sob o lema “O ensino da literacia e a aprendizagem durante e após a crise da covid-19 no espaço da CPLP”, está dividido em quatro painéis que terão dois temas cada e contará com intervenções de participantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O primeiro painel intitula-se “Alfabetização e Educação de jovens e adultos durante e após a crise da covid-19”. Nele serão abordados os temas “A alfabetização e educação de jovens e adultos durante e após a crise da covid-19: o olhar da UNESCO” e “Como repensar o ensino-aprendizagem dos jovens e adultos em tempo de covid-19 e após a pandemia? Quais são as orientações internacionais”.

O segundo tema intitula-se “O ensino-aprendizagem da leitura e da escrita e cálculo para os jovens e adultos e os seus educadores: principais desafios e possíveis impactos da crise da covid-19” e terá dois temas: “Como o ensino-aprendizagem da leitura, escrita e cálculo, e os educadores da CPLP podem ser afectados pela pandemia de covid-19? Um exemplo prático dentro das estratégias locais para mitigar os efeitos da covid.19 em Angola” e “Principais desafios e possíveis impactos da crise da covid-19 na vida socioeconómica dos jovens e adultos em processos de alfabetização e educação?”.

“As orientações políticas de intervenção no domínio da alfabetização e educação de jovens e adultos: desafios e perspetivas futuras e o contexto da crise da covid-19”, é o título do terceiro painel onde serão abordados temas como as “Políticas educativas adoptadas antes, durante a pandemia da covid-19: desafios e perspectivas” e “Como melhorar as políticas em matéria de alfabetização e educação de adultos para fazer face as situações de crise?”.

A ultima parte do painel da conferência intitula-se  “Alfabetização e educação de jovens e adultos: Estratégias pedagógicas e andragógicas e métodos de ensino inovadores e o contexto da crise da covid-19” e o tema será sobre as “Metodologias de ensino inovadoras no domínio de alfabetização e educação de jovens e adultos e a pandemia nos países membros da CPLP – O caso de São Tomé e Príncipe” e  “O contributo das TIC no processo de ensino-aprendizagem dos jovens e adultos em tempos de covid-19 e depois disso”.

A directora nacional da Educação almeja, neste sentido, que a conferência sobre a alfabetização e educação sirva de troca de experiências e recolha de subsídios que indiquem novos caminhos e orientações que ajudem a melhorar a capacidade de resposta para este grupo específico no espaço lusófono.

A conferência enquadra-se na comemoração do Dia Internacional da Alfabetização da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), celebrada a 08 de Setembro.

Este evento assinala assim a primeira comemoração do Dia Internacional da Alfabetização na CPLP, promovendo um momento de partilha de experiências e boas práticas entre os Estados-membros da CPLP em matéria de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos no contexto da pandemia.

Dans la même catégorie