- FAAPA FR - http://www.faapa.info -

Protecção Civil/Director de Serviços de Cooperação e Relações Públicas apela cidadãos para evitarem construções em zonas húmidas

Bissau, 15 Set 20 (ANG) – O Director de Serviços de Cooperação e Rela ções Públicas dos Bombeiros Humanitários de Bissau apelou hoje aos cidadãos à evitarem de construir  casas nas zonas húmidas, sobretudo as precárias que não registem as inundações.

Àlvaro José Pereira, em entrevista à Agência de Notícias da Guiné(ANG), disse que  não cansam de aconselhar e sensibilizar as pessoas para  evitarem tais práticas que dificultam não só os proprietários e moradores, como também os profissionais da protecção civil.

“Estamos a entrar no momento de ventos fortes, por isso, no quadro das nossas actividades já deslocamos uma equipa para a Avenida Pansau Naisna para podar as árvores junto à estrada, que já têm muitos anos de vida para poder permitir a circulação das viaturas e evitar  possíveis acidentes que poderão provocados por ventos fortes”,disse.

José Pereira acrescentou que estão igualmente a fazer trabalhos de limpeza dos esgotos para permitir a evacuação das águas, com  apoio em materiais do Programa Alimentar Mundial (PAM), nomeadamente motoceras, carinhos de mão, material para evacuação de lixos.

Segundo o responsável pela  Relação Pública dos Bombeiros, os trabalhos de limpeza de esgotos vão iniciar nos bairros ou zonas mais críticas, e devem contra com a participação, para além dos homens afectos ao seu serviço , elementos da Guarda
Nacional ,  Cruz Vermelha , Câmara Municipal e a Polícia da Ordem Pública.

Àlvaro Pereira anunciou que os bairros a serem atacados hoje são, Flefé , Santa Lúzia e possivelmente  Antula.