ANP Le CNSP et les syndicats étudiants échangent sur la situation et les défis du secteur de l’éducation au Niger MAP Explosion de la consommation de l’héroïne en Afrique du Sud (étude) MAP Lancement d’un projet de lutte contre le blanchiment d’argent et le financement du terrorisme en Afrique de l’Ouest APS SENEGAL-RELIGION / Le chef de l’Etat invité à soutenir le Grand prix international Cheikh Ibrahima Niass pour le récital du Saint Coran APS SENEGAL-ECONOMIE-SOCIAL / Systèmes financiers décentralisés : Alioune Dione mise sur la mutualisation pour plus d’efficacité ANP Semaine du numérique au Niger : les Ministres de l’AES y prennent part MAP Investissements Chinois au Maroc : Bank Of Africa renouvelle son MoU avec le premier assureur chinois « Sinosure » APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Faye et Ghazouani ont discuté des relations de coopération bilatérale entre Dakar et Nouakchott APS SENEGAL-AFRIQUE-ECONOMIE / Le GIABA et la BAD lancent un projet de lutte contre le blanchiment d’argent et le financement du terrorisme APS SENEGAL-GOUVERNANCE-MEDIAS / Des journalistes formés à Saly sur le journalisme d’investigation dans le secteur extractif

Dirigente sindical denuncia “ditadura na Polícia Judiciária” que “tem de acabar”


  17 Septembre      19        Politique (25313),

 

Cidade da Praia, 17 Set (Inforpress) – O presidente da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação e Apoio à Investigação Criminal (ASFIC-PJ), João Vaz, disse entender que “há ditadura na Polícia Judiciária (PJ)”, prática, defendeu, que “tem de acabar”.

Este dirigente associativo falava esta quarta-feira à imprensa, na Cidade da Praia, à margem de uma manifestação contra a implementação do serviço social com base no salário dos funcionários.

“(…) Existe claramente ditadura quando se recorre ao salário do funcionário para, de forma escamoteada, dizer que é para o benefício dos funcionários. Há ditadura quando se decide ir ao salário do funcionário desta maneira para criar um serviço cujos funcionários não tiveram conhecimento”, frisou.

João Vaz afirmou que a ASFIC-PJ considera ser de “total falta de respeito” para com os funcionários da PJ esta “manobra totalmente dirigida pelo director nacional da Polícia Judiciária” no sentido de “baixar, claramente, o salário do funcionário”.

“Acreditamos que não vai ser implementado. É para ser implementado já este mês com o desconto de 2% no salário dos funcionários, mas acreditamos que ainda há possibilidade de nós sentarmos à mesa e negociarmos este assunto”, acrescentou.

O presidente da ASFIC-PJ frisou ainda que nunca houve nenhuma negociação a respeito deste assunto e que é exactamente isto que está a indignar os funcionários.

“O motivo principal é este, mas os funcionários da PJ têm, neste momento, vários assuntos pendentes com o Ministério da Justiça, relativamente ao salário, a promoção e progressões, a subsídios que ficaram aprovados no estatuto de 2017 e que não foram cumpridos”, completou.

Questionado acerca das declarações do director nacional da PJ, António Sebastião Sousa, dando conta que o projecto havia sido socializado com os funcionários, João Vaz classifica as mesmas de “totalmente falsas”.

“Foi mais uma forma de atrasar o processo de uma negociação para chegarmos a um entendimento. É totalmente falso aquilo que ele diz relativamente à negociação. Não foi dado aos funcionários o conhecimento do assunto. É um assunto tratado por ele e levado e explicado no conselho de ministros por ele”, acrescentou.

João Vaz adiantou ainda que o próprio Governo entendeu que se trata de um assunto criado e tratado pelos funcionários, mas que “não é verdade”.

A luta, referiu, vai continuar caso não houver diálogo e ss próximos passos, disse, serão negociados com os funcionários.

João Vaz afirmou ainda acreditar que a adesão a esta manifestação atingiu os 80% a nível nacional, ou seja pouco mais de 200 funcionários.

A Direcção Nacional da Polícia Judiciária já disse que, apesar das reivindicações, vai avançar com a implementação do serviço social, de modo a cumprir a lei.

Em finais de Agosto, o director da PJ, António Sebastião, garantiu que antes da aprovação do decreto-lei em sede do Conselho dos Ministros, os funcionários foram ouvidos, e que os mesmos, através do presidente da (ASFIAI-PJ), congratularam-se com a ideia da criação dos serviços sociais, mas defenderam que 2% do salário seriam um valor “exorbitante”.

Relativamente aos funcionários não associados a ASFIAI-PJ, António Sebastião Sousa garantiu que tiveram conhecimento da proposta, que foi remetida através de um e-mail interno e que não se pronunciaram.

GSF/AA

Dans la même catégorie