AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Chefe do Governo representa Cabo Verde na 75ª Assembleia-Geral da ONU


  22 Septembre      38        Diplomatie (1768),

 

Cidade da Praia, 22 Set (Inforpress) – O chefe do Governo representa Cabo Verde na 75ª sessão da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas, devendo intervir no dia 26 de Setembro, revela uma nota do Gabinete de Ulisses Correia e Silva.
Segundo a mesma fonte, o primeiro-ministro intervirá através da plataforma de vídeo-conferência, a partir da Cidade da Praia, assim como os membros do seu executivo que também vão participar no evento.
Ainda de acordo com o documento, devido à situação da pandemia da covid-19, todos os participantes da sessão comemorativa dos 75 anos da criação da ONU intervirão através de videoconferência, excepto os Estados Unidos, o país anfitrião da ONU.
O ministro das Finanças, Olavo Correia, vai participar na Reunião Ministerial sobre o Financiamento do Desenvolvimento na Era da Covid-19, agendada para o dia 29 de Setembro, uma co-organização do secretário-geral da ONU e os primeiros-ministros de Jamaica e do Canadá.
Nesse encontro, os ministros das Finanças dos Estados-membros vão debruçar sobre a problemática do financiamento durante a actual pandemia e procurar soluções para as debelar.
Nas outras reuniões estatutárias, refere a nota, como sejam a cimeira sobre Biodiversidade, agendada para dia 30 de Setembro, o país faz-se representar pelo ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, enquanto no encontro de alto nível de celebração da IV Conferência Mundial sobre as Mulheres, previsto para 01 de Outubro, participa a ministra da Educação, Família e Inclusão Social, Maritza Rosabal.
Paralelamente à Assembleia Geral da ONU, Ulisses Correia e Silva vai ser orador no painel “Respostas Regionais e Recuperação Económica em África”, o qual tem como pano de fundo a covid-19 e os seus efeitos nas economias em África.
No dia 25, o chefe do Governo é convidado do professor Muhammd Yunus, Prémio Nobel da Paz, para o evento de alto nível sobre “Negócios Sociais, Juventude e Tecnologia” que visa construir parcerias intersectoriais e geracionais para capacitar os jovens a aprender, defender e realizar acções sobre os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
Para fechar as suas participações, no dia 02 de Outubro, Correia e Silva toma parte no evento “Most Influential People of African Descent”, que vai ser uma oportunidade para falar sobre as desigualdades raciais, o desenvolvimento da Africa, a Diáspora, entre outros assuntos sobre o continente.
Os trabalhos 75ª sessão da Assembleia-Geral da ONU iniciam-se esta terça-feira, 22, sob o lema “O futuro que almejamos, as Nações Unidas que precisamos: reafirmar o nosso compromisso colectivo com o multilateralismo-combater a Covid-19 através de acção multilateral eficaz”.

Dans la même catégorie