AGP Guinée : Le Syli Espoir jouera son match de barrage qualificatif aux JO Paris 2024 le 09 Mai AGP France : La Guinée construit un immeuble R+6 pour sa représentation diplomatique à Paris MAP Deux civils tués par des hommes armés dans l’Extrême-Nord du Cameroun AGP Guinée : Les nouveaux ministres prêtent serment devant le chef de l’Etat MAP L’interaction entre l’Islam et les sociétés africaines en débat MAP Afrique du Sud: quatre morts dans une fusillade au KwaZulu-Natal MAP Niger: cinq terroristes neutralisés dans l’ouest du pays (armée) AIP Lancement de la première planification stratégique globale pour la conformité du travail à Abidjan AIP 51 greffiers s’engagent à accomplir leur mission avec professionnalisme AIP La ministre Belmonde Dogo réaffirme l’engagement du gouvernement dans le relogement des déguerpis de Gesco

Especial 24 de Setembro/Governador de Bafatá perspectiva realização de uma Conferência para promover desenvolvimento regional


  22 Septembre      98        Politique (25167),

 

Bissau, 22 Set 20 (ANG) – O Governador da região de Bafatá, perspetiva a realização de uma Conferência regional com os filhos influentes daquela zona, actores sociais, amigos e sector privado após a pandemia de Covid-19 com o objectivo de mobilizar investimentos para a região.

Caba Sambú, em entrevista concedida aos repórteres da ANG, Jo

rnal Nô Pintcha e RDN, no âmbito das celebrações dos 47 anos da independência, que se assinala no próximo dia 24 de Setembro, revelou que estão à elaborar um plano de relançamento da região de Bafatá em todos os aspectos.
Aquele responsável sustentou que trabalhou como coordenador de um ONG o que lhe permitiu ter relações com parceiros nacionais e internacionais e que isso vai lhe ajudar no processo de relançamento da região de Bafatá.

Segundo Sambú, a região de Bafatá oferece oportunidades de investimento nos domínios de agricultura, pecuária, conservação e transformação de frutas, e comercialização das mesmas entre outras.

Sublinhou que a administração, em colaboração com a comunidade, pretende fazer um trabalho de recuperação de certas vias de acesso, tendo exemplificado que, na cidade de Bafatá, existem vias que dificultam acesso entre os bairros ou ruas devido as inundações .

Caba Sambú ainda revelou que têm um plano de reciclagem dos lixos e que isso vai evitar acumulação de lixos na cidade e nos bairros.

“No período pós colonial, a cidade de Bafatá se encontrava num bom estado com boas infraestruturas, estradas em condições, mas actualmente está num estado de degradação total, e essa situação é muito grave, porque se um pai construir uma casa e a entrega ao filho, o filho pode não estar na altura de construir mais casas mas deve cuidar da manutenção do que já tem. No nosso caso nem se quer conseguimos cuidar do que herdamos dos portugueses”, criticou.

Caba Sambú disse estar confiante que a nova geração dos filhos e amigos da região de Bafatá trabalharão para progresso da região, em diferentes domínios.

“A região de Bafatá, com quase 200 mil habitantes, de acordo com os dados de 2014, tem menos de 20 centros de saúde e possui um único hospital regional de referência », disse
o governador daquele região Leste do país.

Sublinhou que a região de Bafatá tem capacidade de produzir arroz durante toda época do ano e que dos 90 por cento das zonas que permitem praticar a lavoura nas épocas na seca apenas 40 por cento são utilizadas, os restantes não são tocadas ainda, mas têm todas as condições agrometeorológicas e climáticas para serem produtivas.

O governador explicou que estão a funcionar com bastante dificuldades que herdaram da direcção cessante, inclusive dividas salariais , mas que vão trabalhar para minimizar a situação.

Por outro lado, Caba Sambú disse que a pandemia de Covid-19 reflecte, de certa forma, na situação de dificuldades que estão a enfrentar e que por isso, deseja que a pandemia seja controlada, o mais depressa possível, para que tudo possa voltar a normalidade na Guiné-Bissau e no mundo.

Dans la même catégorie