ANP Dosso : Saisie de stupéfiants d’une valeur de plus de 30 millions de francs MAP CAN de futsal (3e journée/Groupe A) : Le Maroc se qualifie pour les demi-finales en surclassant la Zambie (13-0) MAP Tan-Tan : la Marine Royale porte assistance à 53 candidats à la migration irrégulière ANP Les accords sur la vente du brut de pétrole nigérien au centre d’un entretien entre le Chef de l’État et l’Ambassadeur de Chine au Niger MAP Nigeria: Des ONG demandent à l’Etat de ne pas autoriser Shell à vendre sa filiale onshore MAP Au 1er anniversaire du conflit au Soudan, Guterres préconise une solution politique AIP Une journée organisée en l’honneur des enseignants de l’UFRICA de l’Université Félix Houphouët Boigny AIP Mise en œuvre des CND : le ministère de l’Environnement lance un appel à projet (Communiqué) AIP La Côte d’Ivoire enregistre une avancée significative dans la lutte contre le changement climatique (Ministre) AIB Soum: L’armée burkinabè pulvérise des pick-up chargés de carburant et de munitions

Especial 24 de Setembro/Director de saúde de Bafatá defende ampiliação dos Centros Hospitalares


  23 Septembre      29        Santé (15348),

 

Bissau, 23 Set 20 (ANG) – O Director de saúde da região de Bafatá defendeu a necessidade de se ampliar os Centros Hospitalares da região para melhor atendimento das necessidades populacionais
Armíndo Comando Sanhá falava em entrevista aos repórteres da ANG, Jornal Nô Pintcha e RDN no âmbito das celebrações dos 47 anos da independência, que se assinala no próximo dia 24 de Setembro.

A região conta actualmente com 14 áreas sanitárias e 16 estruturas sanitárias.

“A maioria dos Centros Hospitalares que temos aqui na região de Bafata foi construída há muitos anos, mas hoje a necessidade aumentou tendo em conta o aumento de número da população. Por isso, é fundamental ampliar estes centros para que possamos fazer o nosso trabalho da melhor forma possível”, defendeu aquele responsável.

Acrescentou que têm problemas de falta de meios materiais e que isso acaba por condicionar a evacuação de muitos pacientes para a capital Bissau, com o objectivo de receber o tratamento adequado.

Por outro lado, Armíndo Sanhá declarou que no quadro de pandemia de Covid-19, até a data presente foram registados 268 casos de infecção por Covid-19, dos quais cinco pessoas morreram, 29 recuperaram e outros estão ainda no processo de tratamento..

Revelou que uma das dificuldades que estão a enfrentar no quadro de pandemia de Covid-19 está ligada à desobediência da população no que tange ao cumprimento das medidas preventivas recomendadas pelos profissionais de saúde.

“A doença mais frequente na região de Bafata é o paludismo, diarreia sobretudo nesta época da chuva, mas sempre preocupamos com a distribuição das tendas e sensibilizações de modo a diminuir o impacto dessas doenças”, explicou aquele responsável.

Questionado sobre as dificuldades dos meios de transporte, respondeu que, na realidade existem algumas áreas sanitárias da região que devem ter ambulâncias para transportar os seus pacientes.

Sanhá disse que existem zonas de difícil acesso na região de Bafatá devido as más condições das estradas e que por isso, é necessário que o governo melhore essas vias para diminuir o risco de perda de vida por parte da população.

O Director regional da Saúde disse que perspectivam a reciclagem permanente para os Técnicos de Saúde à nível da região de Bafatá, com a finalidade de estarem actualizados e aptos nos seus trabalhos.

“A aprendizagem é um processo contínuo, por isso, não devemos poupar os nossos esforços em formar e autoformar, porque só desse jeito é que estaremos aptos para efeitos de concorrências e de fazer o nosso trabalho como deve ser”, considerou.

Dans la même catégorie