AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Fogo: SCM promove formação na área de gestão colectiva de direitos de autor e direitos conexos


  28 Septembre      13        Arts & Cultures (2985),

 

São Filipe, 28 Set (Inforpress) – A Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) promove, hoje e durante cinco dias, três formações na área de gestão colectiva de direitos de autor e direitos conexos para autores com participação de representante dos três municípios da ilha.

A formação que decorre no salão da Assembleia Municipal de São Filipe é destinada a artistas, produtores culturais, utilizadores de música como gerentes de hotéis, restaurantes, residenciais, espaços culturais, bares, mas também para técnicos de balcões únicos, dos departamentos de licenciamento comercial e fiscalização dos três municípios da ilha do Fogo.

A formação, que se realiza no quadro de protocolos de parceria entre a SCM e as câmaras municipais de São Filipe, Mosteiros e Santa Catarina do Fogo, e em parceria com a Cooperação Luxemburguesa, é ministrada pela presidente da SCM, Solange Cesarovna, e pelo gestor de Operações da SCM, Mário Lucas de Pina.

Capacitar os diferentes públicos-alvo da ilha em matéria de gestão colectiva de direitos de autor e conexo para a correcta defesa e dinamização da economia da cultura na ilha, visando a obtenção de rendimento económico local, através da correcta gestão de obras e gravações musicais, constitui objectivo da formação.

Para o primeiro dia, a formação é destinada a músicos, autores, artistas, compositores, interpretes, executantes e produtores fonográficos em que se analisa módulos como visão geral sobre direito de autor, gestão colectiva e percurso da SCM, como gerar rendimentos económicos com a correcta gestão de obras e gravações musicais.

Os desafios e as oportunidades da era digital, quadro legal cabo-verdiano de direito de autor e gestão colectiva, visão geral sobre a documentação nas OGCS – processos operacionais, documentação e registos das obras e gravações são outros dos módulos para análise.

O segundo dia é dedicado à formação para promotores de eventos, empreendedorismo e gestores de restaurantes, discotecas, hotéis, residenciais e representantes da sociedade civil, e, os três últimos dias são destinadas a colaboradores do gabinete de fiscalização do balcão de atendimento e técnicos das câmaras municipais.

Além dos aspectos teóricos inclui exercícios práticos de simulação de registos de autores e artistas e simulação de registo de obras musicais e gravações musicais, além de análise de aspectos como a aplicabilidade da tabela de execução pública, instrumento de cálculo de licenciamento e simulação de processo de licenciamento e de fiscalização na gestão colectiva.

De acordo com a presidente da SCM, esta acção de formação tem o propósito maior, primeiro de falar com os autores e artistas membros da SCM da ilha do Fogo, dar-lhes a mesma oportunidade que os autores e artistas das outras ilhas para conhecer melhor os direitos de autores e os direitos conexos e que fazem parte da cadeia musical, além de transmitir informações sobre as etapas de procedimento de registo das obras e das declarações de obras antes de serem lançadas de modo a terem rendimentos económicos.

Por outro lado, a formação visa também explicar um pouco a questão relacionada com a arrecadação de direitos de autores fora do contexto de Cabo Verde, os desafios da era digital e a cobrança através das plataformas digitais.

Com a esta acção a SCM pretende clarificar dúvidas de como se faz a gestão colectiva, incentivando os autores a criar e a demonstrar a solidariedade neste período de pandemia.

A formação é destinada igualmente àqueles que utilizam a música nas suas actividades como essência complementar para o sucesso dos seus negócios, mas também aos técnicos das três câmaras municipais.

A expectativa maior seria a implementação este ano dos serviços de SCM em todas as ilhas no âmbito de protocolos com todos os municípios para descentralizar os serviços, referiu Solange Cesarovna, observando que o compromisso é formar os técnicos afectos aos balcões únicos, de fiscalização e licenciamento comercial para organizar todo o processo.

A formação dos técnicos tem uma duração maior e com direito a certificação pelo número de horas e pela parte prática, para que estejam prontos para fazer o serviço de licenciamento e de registo para que os autores façam o registo das obras nos municípios.

Dans la même catégorie