AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

São Vicente: Marinha brasileira doa 15 mil máscaras faciais à Delegacia de Saúde


  28 Septembre      31        Militaire (515), Santé (15315),

 

Mindelo, 28 Set (Inforpress) – A marinha brasileira doou hoje 15 mil máscaras faciais à Delegacia de Saúde de São Vicente e que representam, segundo o comandante do navio APA, uma forma de contribuir com Mindelo que recebeu a tripulação “muito bem”.

O comandante do navio-patrulha oceânico APA, Luis Ricardo, falava, na manhã de hoje, durante o acto de entrega das máscaras nas instalações da Delegacia de Saúde de São Vicente.

“É uma forma de contribuir para a cidade do Mindelo que nos recebeu muito bem aqui no porto, com essa alegria e com essa segurança na parte de saúde”, sustentou a mesma fonte, ressaltando o facto de as pessoas estarem a usar máscaras em recintos fechados e lojas, o que deixa ele e sua tripulação “muito seguros”.

Da parte cabo-verdiana, a delegada substituta, Jaqueline Cid, assegurou que a oferta será “muito bem recebida” e que representa um “reforço na prevenção” da covid-19.

“Em nome da Delegacia de Saúde de São Vicente e da população de São Vicente queríamos agradecer a marinha brasileirapor este gesto tão lindo e reforçamos as parcerias futuras”, concretizou a mesma fonte.

Quanto à situação epidemiológica actual da ilha, Jaqueline Cid adiantou à Imprensa que neste momento São Vicente 15 pessoas em quarentena obrigatória e 50 em quarentena domiciliar e três casos activos em “situação clínica estável”, estando dois internados no Hospital Baptista de Sousa e um no Centro de Estágio do Mindelo.

A delegada substituta mencionou ainda a campanha de despiste realizada na última sexta-feira na zona Fonte Inês/Espia, à semelhança do que tem vindo a realizar noutros zonas da ilha, onde, num universo de 765 testes rápidos realizados, foram detectados seis casos suspeitos.

Essas seis pessoas encontram-me em isolamento aguardando os resultados dos testes PCR , conforme a responsável.

Por outro lado, o navio-patrulha oceânico APA, que está de passagem por Mindelo, participará, no período de 05 a 09 de Outubro, da missão GRAND AFRICAN NEMO 2020, no Golfo da Guiné, que conta com a participação do Brasil pela segunda vez.

O exercício combinado tem o propósito, conforme informações da missão naval brasileira, treinar os países africanos da costa ocidental e central, para o enfrentar à insegurança marítima da região do Golfo da Guiné, por meio de exercícios de simulação de combate à pesca ilegal, de poluição no mar, pirataria, terrorismo marítimo e assistência a navios em situação de perigo.

“Aumentando, dessa forma, a interoperabilidade e o estreitamento dos laços de cooperação e amizade entre as marinhas e guardas costeiras de diversos países dos continentes africano, americano e europeu”, asseguram.

Após a missão, o navio APA ainda efectuará uma segunda paragem no Porto Grande do Mindelo, no período de 12 a 14 de Outubro, após o término da aludida missão e antes de retornar ao Brasil.

Dans la même catégorie