AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Covid-19/Praia: Sindicatos concordam com adiamento das aulas presenciais no município


  29 Septembre      32        Société (44866),

 

Cidade da Praia, 29 Set (Inforpress) – O Sindicato dos Professores da Ilha de Santiago (Siprofis) e o Sindicato Democrático dos Professores (Sindprof) concordam com o adiamento das aulas presenciais no município da Praia, por parte do Governo, para depois de 31 de Outubro.

A decisão foi tomada durante uma sessão extraordinária do Conselho de Ministros, realizada sexta-feira, e durante a qual foi aprovada uma resolução que define as medidas excepcionais e temporárias para a organização e o funcionamento do ano lectivo 2020/21, no âmbito da pandemia da covid-19 e que devem ser adoptadas nos estabelecimentos de educação pré-escolar e do ensino básico e secundário.

O início das aulas, em todo país, está previsto para 01 de Outubro, contudo, o Governo explicou que tomando em consideração a evolução da pandemia na Cidade da Praia, considerou-se que não existem condições para iniciar aulas presenciais neste concelho, devendo todas as escolas passar por um processo de vistoria para avaliação das condições sanitárias.

Em declarações à Inforpress, o presidente do Siprofis, Abraão Borges, defendeu segunda-feira que adiar as aulas “é uma decisão acertada e concertada”, explicando que a decisão vem na sequência das reuniões do dia 25 de Setembro, em que os sindicatos pediram ao Ministério da Educação para ponderar a reabertura das aulas presenciais.

Em relação às aulas à distância, o sindicalista avançou que é preciso reunir todas as condições para que nenhuma criança “fique de fora”, pelo que acredita que já é tempo de o ministério ter as condições criadas, tendo em conta que as aulas à distância decorrem desde Março.

Em relação às outras ilhas, o responsável entende que é importante fazer, também, uma avaliação “muito cuidadosa” para que o vírus não entre nas escolas, sublinhando que para o acompanhamento dos alunos nas aulas à distância, é necessário um esforço por parte dos pais e encarregados de educação para poderem apoiar os seus filhos em casa.

Por seu turno, a presidente do Sindprof, Lígia Herbert, disse à Inforpress que congratula-se com a decisão, pois já tinham pedido ao Ministério da Educação “calma e muita ponderação” na abertura do ano lectivo a nível nacional, principalmente nas aulas presenciais.

“A posição do Sindprof é muito clara. Para combater este estado epidemiológico no País deve-se começar pela segurança”, realçou a dirigente sindical, defendendo que não adianta abrir as escolas para depois virem a fechar de novo.

Lígia Herbert entende, ainda que as provas de avaliação e os objectivos são nacionais e que quando se inicia as aulas em alguns concelhos e em outros não, os alunos vão ter problemas neste sentido, pelo que defende que seria mais fácil todos irem no “mesmo passo”, sublinhando que em relação às aulas à distância, as condições “não estão totalmente criadas e que é preciso criá-las”, para que depois não tenham crianças afectadas.

“Não é somente comprar e ofertar um televisor. É preciso que haja domínio de informática, é preciso que os professores tenham toda a capacitação, formação, conhecimento e domínio daquilo que estão a fazer”, concluiu.

De acordo com os últimos dados, Cabo Verde contabiliza 681 casos activos da infecção pelo novo coronavírus, 5.031 casos recuperados, 57 óbitos e dois transferidos, perfazendo um total acumulado de 5.771 casos positivos, sendo 3.469 no município da Praia.

A pandemia da covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 33,1 milhões de casos de infecção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

TC/DR//CP

Inforpress/Fim

Dans la même catégorie