MAP La ministre libérienne des AE salue le rôle pionnier de Sa Majesté le Roi en Afrique (Communiqué conjoint) MAP Le Maroc et le Libéria réaffirment leur volonté de renforcer davantage leur coopération bilatérale (Communiqué conjoint) ANG Política/Dirigentes inconformados do PRS afirmam que vão realizar Congresso Extraordinário dentro de 60 dias ANG Diáspora/Secretaria de Estado das Comunidades abre uma “Linha de Apoio” às vítimas de violação dos Direitos Humanos na Tunísia e Líbia ANG Transporte Marítimo/ONG AIRHOMAR acusa Instituto Marítimo Portuário de afundar o sector AIP Le FEMUA 16 axé sur « la santé mentale des jeunes » se tiendra à Abidjan et à Ferkessédougou AIP L’ARTCI promet d’assurer des services de télécommunications conformes aux standards internationaux à l’horizon 2026 AIP Forum parlementaire mondial : Kandia Camara réitère la volonté du Sénat à offrir un avenir meilleur à tous les ivoiriens AIP REVUE DE PRESSE: La présidentielle de 2025 et la visite du Premier ministre à Accra occupent la majorité des unes ce jeudi 18 avril MAP Le Libéria réaffirme son soutien à l’intégrité territoriale et à la souveraineté du Maroc sur l’ensemble de son territoire, y compris le Sahara marocain (Communiqué conjoint)

Eleição na FFGB/Paulo Mendonça desiste da corrida à presidência da organização


  29 Septembre      65        Politique (25304),

 

Bissau,29 Set.20(ANG) – O candidato à presidência da Federação de Futebol da Guiné-Bissau(FFGB), Paulo Mendonça, anunciou na tarde de segunda-feira, ,a sua desistência da corrida ao cargo do organismo que dirige o futebol guineense .

Mendonça disse que fê-la através de uma carta endereçada à Comissão Eleitoral que organiza as eleições, no dia 30 deste

mês.
Na carta entregue por volta das 13 horas, citada pelo jornal o Democrata Mendonça justifica a decisão com o que diz serem “incongruências, falta da transparência e de coerência na administração e organização do processo eleitoral”, e que, segundo a sua versão, “violam os estatutos e o regulamento eleitoral”.

Em conferência de imprensa realizada na sede do Sport Bissau e Benfica, Paulo Mendonça mostrou-se insatisfeito com a decisão da Comissão Eleitoral de readmitir a candidatura de Carlos Teixeira “Caíto”, que chegou de desistir da corrida a favor do presidente cessante ,Manuel Irénio Nascimento Lopes(Manelinho).

Criticou também a persistência da comissão em realizar a assembleia-geral na sede da FFGB, situada no Alto Bandim, em Bissau, porque “no passado, o Alto Comissariado de Luta contra a Covid-19 alegou que o espaço não reunia as condições para o cumprimento das regras do distanciamento social”.

“Diversas vezes tentei mostrar aos membros da comissão que devem ser isentos e transparentes, mas não foi o caso. Infelizmente, readmitiram a candidatura de uma pessoa que tinha desistido, por isso, eu acho que esta decisão é anti-estatutária e não posso participar naquele ato”, explicou.

Preocupado com a situação, Mendonça, que foi dirigente desportivo e antigo membro do Comitê Executivo da FFGB, entende que a comissão tinha todas as condições para organizar o processo eleitoral fora das instalações do órgão, permitindo assim total transparência à volta do ato.

Questionado pelo O Democrata sobre a possibilidade de o coletivo dos cinco candidatos protestarem na instância judicial para inviabilizar o ato marcado para o dia 30 de setembro, Mendonça diz não ter informações sobre essa alegada pretensão.

Mendonça denunciou o envolvimento da classe política no processo eleitoral para escolher o sucessor do presidente cessante da FFGB, sem mencionar nomes das pessoas a que se refere.

O dirigente desportivo fez lembrar ao executivo que tem obrigação de coabitar com qualquer candidato eleito pelos associados e clubes filiados no órgão, a fim de trabalharem para o desenvolvimento de futebol nacional.

Sobre a possibilidade de apoiar um dos candidatos do coletivo, Mendonça mostrou-se aberto neste sentido.

O ato eleitoral está marcado para amanhã, quarta-feira, 30 de Setembro na sede da fFFGB. Com a desistência de Mendonça restam cinco candidatos: António Patrocínio, Benelívio Cabral Nancassa Ínsali, Carlos Teixeira (Caíto) Fernando Tavares (Bené) e Mutaro Bari.

Dans la même catégorie