MAP Protection de l’environnement: L’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan ANP Niger : 1600 tonnes de sucre pour parer aux besoins en ce mois béni de ramadan AGP Gabon/CNIE : la campagne de délivrance du numéro d’identification personnel s’ouvre le 3 avril prochain AGP Gabon/Vie chère : 80,3 millions F CFA de pénalités en février 2024 AGP Gabon : Le président Oligui Nguema reçoit le soutien de la diaspora gabonaise multi-continentale G10 AGP Gabon/Plan National de Développement de la Transition : un investissement de 3 000 milliards de F CFA pour 288 projets AGP Gabon/Réforme du système judiciaire : signature d’un accord de coopération entre le ministère de la Justice et le PNUD MAP Plus de 38.600 réfugiés et demandeurs d’asile enregistrés en Somalie, selon le HCR MAP Sa Majesté le Roi, Amir Al Mouminine, préside la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan 1445 H ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais

EUA/Supremo e Covid-19 no centro do primeiro debate entre Biden e Trump


  29 Septembre      20        Politique (25163),

 

Bissau, 29 Set 20 (ANG) – O Presidente norte-americano, Donald Trump, e o candidato democrata às presidenciais, Joe Biden, vão enfrentar-se hoje em Cleveland, Ohio, naquele que é o primeiro debate frente a frente dos oponentes nas presidenciais de 3 de Novembro.

De acordo com as indicações da Comissão de Debates Presidenciais, uma organização não partidária, os tópicos centrais do embate serão o Tribunal Supremo, a covid-19, o estado da economia, as questões raciais e a violência nas cidades, a integridade do processo el

eitoral e o histórico político de ambos.
Estes pontos foram escolhidos pelo pivô da Fox News Chris Wallace, que vai moderar a discussão na Universidade Case Western Reserve, em Cleveland.

São questões que estão na ordem do dia e que os especialistas consideram que deverão ser decisivas na eleição presidencial de Novembro, em especial entre os independentes e indecisos.

No sábado, o presidente Donald Trump nomeou a juíza conservadora Amy Coney Barrett para ocupar a vaga deixada pela morte da progressista Ruth Bader Ginsburg no Tribunal Supremo, uma nomeação que terá de ser confirmada pelo Senado controlado pelos republicanos.

A questão é polémica porque, em 2016, o mesmo Senado impediu o então presidente Barack Obama de nomear Merrick Garland para o lugar de Antonin Scalia, no Tribunal Supremo, durante mais de nove meses.

No que toca à pandemia de covid-19, os Estados Unidos continuam a ser o país mais afectado pela doença, totalizando 7,14 milhões de infectados e 204 mil mortos, segundo as contas da Universidade de Medicina Johns Hopkins.

A crise sanitária e as várias fases de confinamento tiveram efeitos profundos na economia, com o número de desempregados a chegar perto dos 30 milhões no final de Agosto.

Entretanto, os protestos de rua por causa da morte de afro-americanos às mãos da polícia continuam em várias cidades, quatro meses depois da erupção de manifestações quando George Floyd foi asfixiado por Derek Chauvin.

O primeiro debate, que decorre na madrugada à hora portuguesa, vai acontecer quando milhões de norte-americanos já receberam boletins de voto pelos correios e já tiveram oportunidade de votar por correspondência ou presencialmente, num movimento em massa de votação antecipada.

O voto postal, reforçado neste ciclo eleitoral por causa da pandemia de covid-19, tem sido alvo de críticas por parte do Presidente Donald Trump e motivado embates legais entre democratas e republicanos, que querem restringir a sua utilização em dezenas de estados.

Com o presidente a levantar suspeitas sobre potenciais fraudes no voto por correspondência, a integridade do processo eleitoral será um dos tópicos mais importantes da noite de debate.

De acordo com a média das sondagens nacionais, calculada pela plataforma FiveThirtyEight, Joe Biden (50,1% das intenções de voto) tem uma vantagem de sete pontos sobre Donald Trump (43,2%).

Este encontro entre os dois candidatos será replicado em mais dois debates, um a 15 de Outubro em Miami, Florida, e o embate final a 22 de Outubro, em Nashville, Tennessee.

Pelo meio, a 07 de Outubro, os candidatos a vice-presidente – Mike Pence pelo lado republicano e Kamala Harris pelos democratas – vão encontrar-se em Salt Lake City, Utah.

Embora a pandemia de covid-19 tenha obrigado a mudanças significativas nas campanhas, com foco nos eventos virtuais e no apelo ao voto por telefone, os debates previstos entre os candidatos vão acontecer presencialmente e transmitidos ao vivo.

Dans la même catégorie