AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Praia: Busto de Ghandi edificado em Achada de Santo António gera descontentamento


  5 Octobre      77        Société (44866),

 

Cidade da Praia 05 Out (Inforpress)- A edificação de um busto de Mahatma Ghandi, em Achada Santo António, na Cidade da Praia, tem gerado descontentamento nas redes sociais, mas a autarquia esclarece que foi uma iniciativa do corpo diplomático da Índia e não da edilidade.
Nas redes sociais são várias as reacções de cabo-verdianos que estão contra a construção de um busto deste indiano na capital do País, o que os leva a questionar que contributo Mahatma Ghandi deu para Cabo Verde para ter a sua estátua edificada.
Para alguns internautas, as autoridades deveriam ter colocado um busto de heróis nacionais que lutaram para a independência da Guiné e de Cabo Verde e de pessoas que contribuíra para a elevação da cultura do arquipélago, e não de uma figura que não está relacionada com a história das ilhas.
“O que o homem fez para Cabo Verde, ao ponto de ganhar uma estátua? Há tantos cabo-verdianos que serviram com muita abnegação o País e permanecem no anonimato. É injusto!”, lê-se numa publicação nas redes sociais.
Para outros, este acto ou revela um gesto de racismo dos políticos para com a história do país, ou é uma troca de serviços entre a Índia e Cabo Verde.
Questionado pela Inforpress sobre este assunto, sem avançar muito, o vereador da Infra-estrutura da Câmara Municipal da Praia, Manuel Vasconcelos, esclareceu que este busto foi executado no âmbito da diplomacia externa entre os dois países.
“Nós fomos solicitados para colocar um busto de Mahatma Ghandi pelo corpo diplomático da índia. Nós identificamos um lugar, eles financiaram e fizemos a base. Antes de ontem, colocaram o busco, mas nós não somos contra (…)” esclareceu.
No passado dia 29 de Setembro, Cabo Verde recebeu da Índia um donativo que inclui sete toneladas de medicamentos, entre os quais Cloroquina e Azitromicina, utilizados no tratamento dos doentes com covid-19.
A entrega do donativo foi feita pela consulesa honorária da Índia em Cabo Verde, Helena Delgado, para quem essa doação é o reflexo da solidariedade desse país asiático para com Cabo Verde, na sequência da política definida de apoiar a todos, enquanto o mundo luta contra a pandemia de covid-19.
O Consulado Honorário da índia em Cabo Verde foi aberto em Julho de 2019, com a finalidade de fortalecer as relações culturais e comerciais entre os dois países.
A parceria entre a Índia e Cabo Verde estende-se a várias áreas, com destaque para a educação, com a disponibilização por parte daquele país asiático de bolsas de estudos anuais a estudantes cabo-verdianos.
Mohandas Karamchand Gandhi (2 de Outubro de 1869 – 30 de Janeiro de 1948) foi um advogado, nacionalista, anticolonialista e especialista em ética política indiano, que empregou resistência a não violenta para liderar a campanha “bem sucedida” para a independência da Índia do Reino Unido, e por sua vez, inspirar movimentos pelos direitos civis e liberdade em todo o mundo.
O aniversário de Gandhi, 02 de Outubro, é comemorado na Índia como Gandhi Jayanti, um feriado nacional e em todo o mundo como o Dia Internacional da Não-Violência.
Gandhi é comummente, embora não formalmente, considerado o Pai da Pátria indiana.

Dans la même catégorie