ANG Processo Eleitoral/Pai Terra Ranca exige ao GTAPE o respeito e a observância estrita da lei na atualização dos cadernos eleitorais ANP Le Conseil Régional de Tahoua tient sa première session ordinaire au titre de l’année 2024 AGP Guinée: Le comité de pilotage du Fonds de consolidation de la paix tient sa première réunion ANP 4ème session du Comité de Pilotage du Programme Régional de Développement des Chaînes de Valeurs Riz-Niger (RRVCDP) ANP Le Gouverneur de Tillabéri lance les activités commémoratives de la Journée mondiale de l’eau, Edition 2024, couplée à la Semaine nationale de l’eau MAP Afrique du Sud: les rivières et les barrages atteignent un stade de pollution irréversible (experts) ANP N’Gourti: le Préfet Issoufou Koraou lance de l’opération vente de céréales à prix modérés AIP Une multinationale prône la mobilité électrique pour une meilleure transition énergétique en Côte d’Ivoire ANG Ensino/Governo e parceiros iniciam mapeamento escolar para identificar necessidades e planear medidas ANG Política/MADEM-G15 felicita Bassirou Diomaye Faye pela vitória das eleições presidenciais no Senegal

Ministro considera Lei do Álcool “fundamental” na orientação sobre bebidas alcoólicas no País


  6 Octobre      28        Politique (25160),

 

Cidade da Praia, 06 Out (Inforpress) – O ministro da Saúde classificou a nova Lei do Álcool, que entrou em vigor a 08 de Outubro de 2019, de instrumento “fundamental e importante” para orientação sobre as bebidas alcoólicas.
Arlindo do Rosário fez essa leitura segunda-feira, no acto de abertura do encontro para balanço do primeiro ano de entrada em vigor da nova Lei do Álcool, e cujo objectivo foi promover o debate sobre os ganhos, desafios e intervenções para melhorias, promovido na manhã de hoje, na Cidade da Praia, pela Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas (CCAD).
“Esta lei desde a sua elaboração e aprovação contou com uma ampla participação da sociedade cabo-verdiana e parceiros que têm colaborado na criação de mecanismos e condições que assegurem a melhoria dos cuidados e tratamentos das dependências, e aumento de acesso a todos quanto precisam de ajuda”, disse.
O governante, que realçou a parceria da Presidência da República e da OMS nesta caminhada contra o uso abusivo do álcool, lembrou ainda que “todas as sinergias são importantes” para dar combate ao alcoolismo e uso abusivo de bebidas alcoólicas.
“A Lei do Álcool é um instrumento normativo que visa reduzir a oferta e o consumo abusivo”, ressaltou, salientando, por outro lado, que a lei é promotora da liberdade individual do consumo responsável e do combate a escravidão física e psicologia e da violência doméstica, que o uso abuso de álcool pode gerar.
Tratando-se de um problema que possui ainda uma conotação diferenciada, na sociedade actual, em relação às outras drogas, o governante admitiu que o combate não pode ser vencido através de meras medidas administrativas e legislativas, mas sim pela mudança da percepção individual e social de cada um sobre o dilema álcool.
Face a tudo isso, enfatizou que a luta contra o alcoolismo deve ser travada com instrumentos ligados ao sector da educação para a saúde, na prevenção do consumo abusivo e na envolvência das instituições e parceiros.
O governante pediu ainda aos parceiros para aproveitarem o encontro para uma análise crítica sobre a aplicação da lei, suas forças e fraquezas, a fim de proporem os devidos ajustes.
A secretária executiva da CCAD, Fernanda Marques, por seu lado, que realçou a “magnitude da natureza” que envolve a Lei do Álcool, por provocar novas dinâmicas, considerou tratar-se este de um “grande desafio”.
“Foi em 2015 que se iniciou a discussão em volta de questões ligadas ao álcool que veio dar uma estratégia multissectorial e que foi identificada com a questão da legislação. Em 2017 com a criação da CCAD os assuntos ligados ao álcool foi a primeira tarefa da comissão”, declarou.
A partir daí, ajuntou, após vários encontros com parceiros surgiu a proposta de Lei do Álcool que hoje assinala um ano de existência e que está sobre a mesa para apresentação dos ganhos, desafios e propostas, visando com isso melhorar as intervenções e adaptá-las às necessidades actuais.
No encontro de hoje foi também lançada a brochura “Nova Lei do Álcool” que congrega várias entrevistas e opiniões sobre a mesma lei.
A lei nº 51/IX/2019, de 08 de Abril, proíbe a venda de bebidas alcoólicas em quiosques, barracas e cantinas, o consumo na via pública e nos locais de trabalho público e do sector privado e a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.
A Lei do Álcool foi aprovada pelo Parlamento em Março de 2019 e promulgada a 01 de Abril pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

Dans la même catégorie