ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais ACI Congo/Formation: Plus de dix femmes journalistes reçoivent leurs certificats de participation ACI Congo/Education: Construction prochaine de l’Institut sino-congolais de la Route de la soie à Kintélé ACI Congo/France: Gérard Larcher pour le renforcement des liens parlementaires entre les deux Sénats AGP Guinée : Une délégation du bureau du procureur de la Cour pénale internationale séjourne à Conakry ACI Congo/Recherche scientifique/Remise officielle du matériel de recherche à l’IRA ACI Congo/Social: Les Employés de la Sopeco réclament l’Intervention du Chef de l’État ANP Le Ministre nigérien de l’Economie et des Finances participe par visio-conférence à la 1ére réunion du Conseil des Ministres de l’UEMOA Inforpress Defesa Nacional: “Exercício Granite Falco inaugura nova etapa na relevante e histórica cooperação entre Cabo Verde e os EUA” – Governo MAP SM le Roi, Amir Al Mouminine, préside ce jeudi la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan

Presidente da Protecção Civil aponta investimentos para alavancar serviços de prontidão e resposta


  8 Octobre      33        Société (44861),

 

Cidade da Praia, 08 Out (Inforpress) – O presidente do Serviço de Protecção Civil, Renaldo Rodrigues, apontou investimentos necessários para uma boa resposta aos serviços de prontidão e socorro, uma forma de alavancar o sector no País.

Renaldo Rodrigues fez esta afirmação à imprensa, esta quarta-feira à margem mesa redonda virtual com sectores e parceiros de desenvolvimento, que aconteceu na Cidade da Praia, para discutir as conclusões do diagnóstico do sistema de prontidão e resposta a emergências (EP&R) em Cabo Verde.

Segundo o responsável, o objectivo foi partilhar com os parceiros e outras instituições do sector público as conclusões relativamente ao sistema de prontidão, resposta e emergência.

Explicou que a Protecção Civil tem um sistema que ainda carece de alguns investimentos estruturais, para que de facto esteja num nível em que um País vulnerável como Cabo Verde tem que estar.

Avançou que este diagnóstico mostra um quadro claro daquilo que são os investimentos, analisando componentes como a informação, infra-estruturas, legislação, equipamentos, e, referiu, naquilo que foi a avaliação do sistema nacional, é ainda “bastante incipiente”.

“Nós temos corporações em vários municípios, mas a grande maioria é composta por voluntários, não é um sistema ainda robusto que permite ter uma prontidão almejada a este nível”, salientou.

Para isso, atestou, há um orçamento associado aos investimentos que são necessários, que, apesar de ser avultadíssimo, dará respostas às necessidades com a qualidade que se exige.

“Estamos a pensar em viaturas de combate a incêndio, viaturas hidráulicas, equipamentos de protecção individual, mesmo a nível de infra-estrutura, estamos a falar de investimentos que, só com o Orçamento do Estado, será praticamente impossível”, ressaltou.

Renaldo Rodrigues indicou um valor superior a 14 milhões de escudos para se te, “de facto em condições e em todos as ilhas” e impulsionar sectores de desenvolvimento como o turismo e outros.

O Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB), com o apoio do Banco Mundial, realizou entre os meses de Maio e Junho de 2019 um diagnóstico para avaliar o estado actual do sistema de prontidão e resposta a emergências em Cabo Verde, as suas potenciais lacunas e oportunidade.

Dans la même catégorie