MAP L’économie sud-africaine a crû de 0,1% au 1er trimestre (banque centrale) MAP Côte d’Ivoire : La CEI annonce une mise à jour de la cartographie électorale pour la présidentielle de 2025 MAP Le Burkina Faso prolonge la mobilisation générale face au terrorisme MAP Centrafrique: la MINUSCA annonce le déploiement de casques bleus supplémentaires dans le sud-est du pays AIB Les enjeux de l’émergence de l’AES au cœur des débats au premier CASEM du ministère des Affaires étrangères AIP Une plateforme digitale des créateurs africains lancée AIP Des acteurs privés de santé renforcent leurs capacités en technique pratique de gestion de trésorerie de leurs entreprises AIP L’Union européenne octroie des prêts pour accompagner les femmes entrepreneurs en Côte d’Ivoire (Ambassadrice) AIP Protection de l’environnement : l’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan AIP Les sages-femmes et institutrices unissent leurs efforts pour favoriser la scolarisation des jeunes filles

Agricultura/SWISSAID lança projecto de agroecologia no país


  8 Octobre      64        Agriculture (4120),

 

Bissau,08 Out.20(ANG) – A Agência Suíça para o Desenvolvimento(SWISSAID), promove hoje em Bissau, um ateliê de lançamento do projecto de Agroecologia destinado aos técnicos de diferentes instituições públicas e privadas ligadas a agricultura, sob o lema” Agroecologia para uma agricultura sustentável e uma alimentação saudável ao serviço da segurança alimentar e luta contra a pobreza”.

Ao presidir a cerimónia de abertura do seminário, o Director-geral da Agricultura disse que a promoção da agricultura ecológica é um imperativo e deve ser encarrada com muita responsabilidade para garantir a produção de alimentos de qualidade para a preservação da saúde de consumidores.

Julio Malam Injai sublinhou que a segurança alimentar define-se como a possibilidade de acesso físico e económico de todos os seres humanos à uma alimentação sã e nutritiva, de forma contínua ao longo do tempo, no presente e no futuro.

Acrescentou que é crucial para a redução da pobreza, boa saúde pública, crescimento sustentado, paz e segurança mundial.

“A economia do país que continua a ser confrontada com fortes contrariedades estruturais, marcadas pela fraca diversificação da economia, fraca mobilização de recursos internos, falta de dinamismo do sector privado e fraco desenvolvimento do capital humano, necessitará de uma reestruturação profunda para a criação de um contexto favorável para a redução da pobreza”, disse.

Aquele responsável disse estar convicto de que a humanidade pode minimizar os sofrimentos provocados pelas crises cíclicas de fome, sobretudo nos países em desenvolvimento, desde que haja uma vontade política explícita e firme, aproveitando o desenvolvimento tecnológico e científico disponível.

Julio Malam Injai sublinhou que, hoje, o mundo confronta-se com mudanças climáticas e que os seus efeitos implicam
consequências directas nas perspectivas do desenvolvimento de toda a humanidade, sobretudo para as populações das regiões geográficas do planeta com ecologias frágeis como é o caso da maior parte do continente africano.

Disse que para fazer face a essa situação, o Governo através do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, assim como todos os actores de desenvolvimento do sector agrário, devem pôr em prática as estratégias e políticas que foram definidas, visando o desenvolvimento de uma agricultura sustentável, capaz de assegurar a segurança alimentar e nutricional das populações.

Segundo a representante da SWISSAID no país, a agroecologia é um dos eixos fundamentais das acções desta organização, e consiste na preservação e regeneração do meio ambiente para as gerações futuras.

Silvia Russo acrescentou que, os esforços da SUISSAID e dos seus parceiros consistem em desenvolver a Guiné-Bissau tendo em conta a sustentabilidade a longo prazo.

Os participantes no seminário com a duração de um dia serão habilitados com conhecimentos sobre a experiência da SWISSAID e seus parceiros na Agroecologia, entre outros ensinamentos.

Dans la même catégorie