AGP Guinée : Le Syli Espoir jouera son match de barrage qualificatif aux JO Paris 2024 le 09 Mai AGP France : La Guinée construit un immeuble R+6 pour sa représentation diplomatique à Paris MAP Deux civils tués par des hommes armés dans l’Extrême-Nord du Cameroun AGP Guinée : Les nouveaux ministres prêtent serment devant le chef de l’Etat MAP L’interaction entre l’Islam et les sociétés africaines en débat MAP Afrique du Sud: quatre morts dans une fusillade au KwaZulu-Natal MAP Niger: cinq terroristes neutralisés dans l’ouest du pays (armée) AIP Lancement de la première planification stratégique globale pour la conformité du travail à Abidjan AIP 51 greffiers s’engagent à accomplir leur mission avec professionnalisme AIP La ministre Belmonde Dogo réaffirme l’engagement du gouvernement dans le relogement des déguerpis de Gesco

Autárquicas 2020: Comissão de seguimento concluiu que 21,53% das candidaturas não cumpriu lei da paridade


  13 Octobre      41        Société (44869),

 

Cidade da Praia, 13 Out (Inforpress) – A Comissão de Seguimento da Lei da Paridade informou hoje que 21,53% das candidaturas às eleições autárquicas não cumpriu o princípio da paridade de ter listas com um mínimo de 40% de cada um dos sexos.
Esta informação foi avançada pela presidente da Comissão de Seguimento da Lei da Paridade, Lúcia Passos, no final da reunião dessa comissão, realizada hoje de manhã, com o objectivo de avaliar o grau de cumprimento da Lei da Paridade pelos partidos políticos e candidaturas de cidadãos, bem como a sua aplicação pelos órgãos competentes na matéria.
Segundo Lúcia Passos, no caso do Movimento para a Democracia (MpD), das 22 listas apresentadas e validadas pelos tribunais apenas a lista da Assembleia Municipal de São Domingos não atingiu a paridade ficando em 38,7 por cento (%).
Já o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), referiu, das 22 listas apresentadas, não cumpriu em cinco municípios, nomeadamente, em São Miguel, que ficou em 37,5%, em Santa Cruz (38%), em Santa Catarina (28,2%), no Tarrafal de São Nicolau (38,5%) e nos Mosteiros (38,5%), embora, neste último, o tribunal tenha considerado que a lista da assembleia municipal cumpriu com a paridade.
“A UCID apresentou sete listas e não cumpriu em três delas sendo as listas para a Assembleia Municipal do Paul, que ficou em 37% e em São Filipe (25%), além do Tarrafal de Santiago onde não conseguiu a paridade, a nível da lista da câmara, tendo ficado em 36%”, acrescentou.
Lúcia Passos avançou ainda que o Partido Popular (PP) cumpriu em termos de percentagem, mas, não cumpriu em termos da ordenação das listas com alternância na candidatura à Câmara Municipal da Praia.
Aquela parlamentar avançou que dos grupos independentes, a L.U.T.A não cumpriu com a paridade da lista para a Câmara Municipal da Praia e nem para assembleia municipal.
Ainda de acordo com Lúcia Passos, os grupos independentes Dja Sta Bom, na Praia, que ficou pelos 22%, Grupo Independente para o Desenvolvimento do Município do Tarrafal (GRIDT) (30,8%) não cumpriram com a paridade nas listas para a assembleia municipal e a Sociedade em Acção para a Liberdade (SAL) não cumpriu com a paridade na lista para a câmara municipal, ficando nos 36%.
“A Comissão de Seguimento apela a todos os intervenientes, nomeadamente os Tribunais, para um esforço no sentido de concretizar subjacentes a lei da paridade (…) Neste momento todos os casos já foram ultrapassados, tendo em conta que é a primeira vez que o País está a fazer a aplicação da lei da paridade”, acrescentou.
Lúcia Passos afirmou que se está a dar a conhecer à sociedade o resultado de todo esse processo “complexo” e que a comissão de acompanhamento não tem competência para avaliar o desempenho dos tribunais.
“O nosso apelo é que para os próximos pleitos eleitorais que se avizinham, as legislativas, que seja cumprido o que está estabelecido na lei”, pontuou.

Dans la même catégorie