ANP Le Gouverneur de Tillabéri lance les activités commémoratives de la Journée mondiale de l’eau, Edition 2024, couplée à la Semaine nationale de l’eau MAP Afrique du Sud: les rivières et les barrages atteignent un stade de pollution irréversible (experts) ANP N’Gourti: le Préfet Issoufou Koraou lance de l’opération vente de céréales à prix modérés AIP Une multinationale prône la mobilité électrique pour une meilleure transition énergétique en Côte d’Ivoire ANG Ensino/Governo e parceiros iniciam mapeamento escolar para identificar necessidades e planear medidas ANG Política/MADEM-G15 felicita Bassirou Diomaye Faye pela vitória das eleições presidenciais no Senegal ANG Tráfico de droga/Filho do ex-Presidente da República condenado há mais de seis anos de prisão nos EUA MAP Safari Rally du Kenya: Neuville (Hyundai) prend les commandes APS SENEGAL-CULTURE / Théâtre : un acteur culturel appelle à protéger le comédien APS SENEGAL-USA-PRESIDENTIELLE-REACTION / Joe Biden félicite Bassirou Diomaye Faye

Produtores cabo-verdianos vão participar no quinto V Festival Internacional de Cinema do Caeté


  14 Octobre      39        Cinéma (431),

 

Cidade da Praia, 14 Out (Inforpress) – Produtores cabo-verdianos selecionados vão participar no quinto (V) Festival Internacional de Cinema do Caeté (FICCA) que acontece nos dias 08, 09 e 10 de Dezembro, em Portugal.
Em declarações à Inforpress, o produtor Helder Savy Monteiro declarou que foi incentivado por um colega para fazer inscrição e logo depois veio a saber que o seu documentário foi selecionado, pelo que esta vai ser a sua estreia nesse evento que terá lugar na cidade do Porto, Portugal.
Conforme explicou, o documentário retrata sobre `cinemas em cabo verde´. “Foi um filme que fiz a produção para ser um projecto final da minha licenciatura, e acabou por ser útil para representar o meu país no Festival Internacional de Cinema do Caeté” revelou.
Helder Savy Monteiro, disse que o seu documentário foi selecionado para categoria de curta metragem porque o filme tem 37 minutos, embora ele esteja a concorrer por vários tipos de prémios não sabendo especificar ao certo.
“Esse documentário aborda sobre cinemas em cabo verde e tem por finalidade abranger toda a história do cinema no país, abordando o seu percurso desde a antiguidade até os dias de hoje”, sublinhou.
Já Ercie Chantre, que em 2018 tinha participado no Festival Internacional de Cinema do Caeté com um documentário sobre a `erupção vulcânica na ilha do fogo´, desta feita voltou a ser selecionado também na categoria de curta metragem.
“O meu objectivo é ver os meus documentários a serem vistos em Cabo Verde e na diáspora, pois, quanto mais longe o filme for visto melhor é a minha satisfação” frisou, explicando ainda que o seu trabalho fala sobre línguas, o crioulo e o português.
O produtor sublinha, no entanto, que seria de grande satisfação ver o seu documentário a ser transmitido no dia do festival, porque tendo em conta o momento atual derivado a pandemia da covid-19 só poderá passar os vídeos que foram selecionados.
A Inforpress soube ainda que Mário Almeida é um dos três produtores também selecionado para representar Cabo verde no evento em apreço.
O festival tem o objectivo de estimular a troca de olhares, e experiências, reunindo criadores de diversas linguagens que circulam entre centro e periferia, escolas, comunidades quilombolas, espaços culturais, religiosos e acadêmicos.

Dans la même catégorie