ACI Monde/Football: Le Maroc s’affirme comme une puissance mondiale, selon Gianni Infantino MAP La Côte d’Ivoire bénéficiera d’un projet de la FAO destiné à promouvoir une agriculture résiliente MAP Adaptation climatique de l’agriculture : M. Sadiki appelle à intensifier les efforts pour soutenir la recherche et l’innovation MAP Immigration irrégulière: 19 corps repêchés au large de la Tunisie AIP L’impact transformateur de l’intelligence artificielle dans le domaine des médias expliqué au cours d’une formation virtuelle AIP Eugène Dié Kacou dédicace son ouvrage « Mes meilleures CAN » AIP Le ministre Vagondo Diomandé sollicite le concours de l’Allemagne dans la lutte contre les fraudes documentaires MAP L’Afrique australe aux prise avec le phénomène El Nino et la sécheresse (rencontre) ACI Maroc/France: Darmanin se félicite de la qualité de la coopération sécuritaire des deux pays ACI Maroc/Football: Le Roi Mohammed VI félicite l’équipe nationale de futsal sacrée championne de la Can 2024

É essencial apostar numa abordagem integrada para garantir a melhoria da saúde dos idosos -Arlindo Rosário


  14 Octobre      44        Santé (15366),

 

Cidade da Praia, 14 Out (Inforpress) – O ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, disse terça-feira, que é essencial apostar-se numa abordagem integrada para garantir a melhoria da saúde dos idosos, admitindo que a saúde do idoso começa desde da infância.
O governante fez estas declarações ao presidir o webinar sobre o “Impacto do COVID-19 na Pessoa Idosa em Cabo Verde”, realizada pela Direção Nacional de Saúde, na sequência do Dia Internacional da Pessoa Idosa assinalado no passado dia 01 de Outubro.
“É importante saber como estão a viver os nossos idosos no contexto da COVID-19”, salientou o ministro durante o seminário online que serviu para tratar questões de proteção e cuidados da pessoa idosa no contexto da Pandemia.
Para o governante “é essencial apostar numa abordagem integrada desta forma para garantir a melhoria da saúde dos idosos”, pois, a saúde do idoso não começa na terceira idade, mas sim começa desde da infância, enfatizou salientando que, por isso, com foco na melhoria da saúde de forma estratificada, das crianças, dos jovens “é que se pode ter uma melhor saúde para os nossos idosos”.
O Ministério da Saúde, realçou Arlindo Rosário, está focado numa abordagem interativa, pelo que se espera ajustar as estratégias que devem ser bidirecionada e convergente contando com a participação não só técnica, mas também a participação e contribuição das pessoas idosas que estão juntos das comunidades, ou seja, “auscultar os idosos”.
Para o ministro o evento de hoje constitui uma oportunidade de analisar a questão do impacto psicológico dessa pandemia a nível das comunidades, encontrando no final soluções através das recomendações e conclusões que permitirão “melhorar” cada vez mais o trabalho que vem sendo feito, nesta matéria.
De acordo com o governante, durante o encontro vão ser refletidas um conjunto de situações e estratégias por forma a efetivar as “nossas ambições” através de estratégias inteligentes numa abordagem de proximidade com os idosos, ou seja, “melhorar ainda mais a atenção aos idosos, e o acompanhamento a nível de visitas domiciliares”.
E é neste sentido, avançou, que as estruturas de saúde devem reorganizar e reestruturar para fazer face a esta epidemia e melhorar a atenção, o acompanhamento e o seguimento dos idosos”.
Arlindo do Rosário citou ainda as doenças crónicas como uma das causas do envelhecimento nas pessoas com menos de 60 anos, conforme explicou, essas pessoas apresentam uma condição propícia ao desenvolvimento de doenças.
O ministro asseverou que o aumento da esperança de vida apesar de ter sido considerado um dos ganhos conseguidos pelo país, traz desafios, porque “não importa apenas aumentar a esperança de vida, mas implica também ter qualidade de vida”.
O evento acima referido foi promovido pela Direção Nacional de Saúde (DNS), através do Programa de Saúde do Idoso (PSI) e contou com a parceria com Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP).

Dans la même catégorie