ANP Le Gouverneur de Tillabéri lance les activités commémoratives de la Journée mondiale de l’eau, Edition 2024, couplée à la Semaine nationale de l’eau MAP Afrique du Sud: les rivières et les barrages atteignent un stade de pollution irréversible (experts) ANP N’Gourti: le Préfet Issoufou Koraou lance de l’opération vente de céréales à prix modérés AIP Une multinationale prône la mobilité électrique pour une meilleure transition énergétique en Côte d’Ivoire ANG Ensino/Governo e parceiros iniciam mapeamento escolar para identificar necessidades e planear medidas ANG Política/MADEM-G15 felicita Bassirou Diomaye Faye pela vitória das eleições presidenciais no Senegal ANG Tráfico de droga/Filho do ex-Presidente da República condenado há mais de seis anos de prisão nos EUA MAP Safari Rally du Kenya: Neuville (Hyundai) prend les commandes APS SENEGAL-CULTURE / Théâtre : un acteur culturel appelle à protéger le comédien APS SENEGAL-USA-PRESIDENTIELLE-REACTION / Joe Biden félicite Bassirou Diomaye Faye

Covid-19/Banco Mundial aprova ajuda de USD 12 mil milhões para vacinas


  14 Octobre      33        Economie (20806),

 

Bissau, 14 Out 20 (ANG)  – O Banco Mundial anunciou ter aprovado um plano de ajuda de 12 mil milhões de dólares para garantir aos países em desenvolvimento o acesso rápido a vacinas contra a covid-19 quando estiverem disponíveis.

O montante será usado para “financiar a compra e a distribuição de vacinas, testes e tratamentos de covid-19 para os seus cidadãos”, informou terça-feira o Banco Mundial em comunicado. Este financiamento poderia possibilitar a vacinação de “até mil milhões de pessoas”, acrescentou.

O dinheiro integra um pacote abrangente do Grupo Banco Mundial (WBG, na sigla em inglês) avaliado em USD 160 mil milhões até Junho de 2021, concebido para ajudar os países em desenvolvimento a combater a pandemia do novo coronavírus.

“Este pacote de financiamento ajuda a sinalizar para a indústria de pesquisas e farmacêuticas que os cidadãos dos países em desenvolvimento também precisam ter acesso a vacinas seguras e eficazes contra a covid-19”, destacou o comunicado.

“Também vai fornecer financiamento e apoio técnico de forma a que os países em desenvolvimento possam preparar-se para distribuir as vacinas em escala, em coordenação com parceiros internacionais”, prosseguiu.

O acesso a vacinas seguras e eficazes “e sistemas de entrega fortalecidos são a chave para alterar o curso da pandemia e ajudar os países que enfrentam impactos económicos e fiscais catastróficos a dirigirem-se para uma recuperação resiliente”, disse o presidente do Banco Mundial, David Malpass, no comunicado.

O financiamento “também irá apoiar os países a terem acesso a testes e tratamentos para a covid-19, e expandir a capacidade de imunização para ajudar os sistemas de saúde a distribuir as vacinas de forma eficaz”, acrescentou o comunicado.

A aprovação do financiamento era aguardada desde que Malpass fez o anúncio do projecto em Setembro.

Enquanto as vacinas ainda precisam chegar aos mercados, Malpass observou numa entrevista ao jornal francês Le Figaro que é necessário se preparar para o complicado processo de distribuição dos imunizantes.

A abordagem do banco, segundo o comunicado, vale-se da sua “peritagem significativa em apoiar programas de imunização em larga escala para doenças evitáveis por vacinas, assim como com programas de saúde pública para combater doenças infecciosas, como HIV, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas”.

Dans la même catégorie