MAP Le PAP lance à Nairobi des consultations publiques sur l’égalité des sexes AGP Gabon/Justice : Remise officielle du décret portant reclassement à titre exceptionnel de 274 Greffiers AGP Gabon : Le président Oligui Nguéma au chevet de la veuve et des orphelins Richard Moulomba MAP Inondations en Tanzanie: le nombre de morts grimpe à 155 MAP Nigeria: Une centaine de détenus s’évadent de prison suite à de fortes pluies MAP Tunisie: Nouvelle vague d’expulsions de migrants subsahariens MAP Le Sahara marocain, un levier pour le renforcement de l’espace afro-atlantique et du Sahel (Forum) AIP Une campagne de distribution gratuite de moustiquaires imprégnées débute en mai (Ministère) ANP Les USA discutent avec les autorités nigériennes d’un ‘’retrait ordonné et responsable’’ de ses troupes stationnées dans le pays (Pentagone) MAP Les entreprises sud-africaines peinent à s’adapter sur les marchés africains (experts)

São Vicente: Cerca de 200 alunos da Escola Salesiana participam no programa extracurricular ArtiSport


  19 Octobre      26        Education (7133),

 

Mindelo, 19 Out (Inforpress) – Cerca de 200 alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Básico da Escola Salesiana participam no programa extracurricular “ArtiSport”, criada para preencher o tempo livre com actividades lúdicas e educativas, desporto, música, plástica, apoio ao estudo e pastoral.
Em declarações à Inforpress, a professora de educação artística e coordenadora do ArtiSport, Celmira Veríssimo, explicou que o programa visa preencher os tempos lectivos não presenciais dos alunos nesta época de pandemia que obrigou à divisão das turmas em dois grupos, ou seja, concretizou, quando um grupo estiver em aulas presenciais o outro estará no Artisport.
“Este ano a Artisport propôs aos pais que, em vez de os alunos ficarem em casa, porque já estiveram quase seis meses sem contactos com conteúdos de estudo, tivessem uma aprendizagem e continuassem ligados a conteúdos lectivos”.
Segundo a responsável, o programa oferece actividades lúdicas, educativas, desportivas, musicais (aula de flauta), plástica, apoio ao estudo e pastoral, esta última porque que se trata de uma escola católica.
“As formações acontecem em ambientes abertos e são ministrados por professores formados com apoio de monitores, contratados pela Escola Salesiana de Artes e Ofícios”, indicou a mesma fonte.
Os alunos do 1º e do 3º ano participam nas actividades na Escola Salesiana e na Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo (ALAIM) enquanto os do 2º e do 4º ano fazem actividades no Centro Cultural do Mindelo, na Alliance Française e no parque infantil da Praça Nhô Roque.
Para Celmira Veríssimo, esta é uma forma de ajudar os pais que têm que trabalhar e que estavam aflitos com a ideia de deixar os filhos em casa sem acompanhamento.
“O principal objectivo do Artisport e da Escola Salesiana é cuidar dos alunos. Temos outra preocupação que são os pais que têm a vida organizada, têm que trabalhar e não têm onde deixar as crianças. E se elas ficarem em casa fazem outras actividades que não tem nada a ver com o estudo”, sintetizou a professora, para quem o programa poderá ser alargado para os outros trimestres caso a situação se mantiver.

Dans la même catégorie