AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Achada Igreja: Óleos, ervas, sementes e plantas de ornamentação são oportunidade de negócio


  19 Octobre      24        Société (44866),

 

Praia, 19 Out (Inforpress) – A busca por produtos mais saudáveis e feitos sem agredir o ambiente tem saltado do campo alimentar para o de cosméticos e pessoas já vêm desenvolvendo, dentro de casa, óleos essenciais como alternativas naturais aos disponíveis no mercado.
É o caso de Ana Maria dos Santos Tavares, “Ana di Pico”, conhecida há décadas no município de São Salvador do Mundo, e além-fronteiras, pela sua actividade de produção e venda de óleos essenciais, ervas, sementes, e plantas ornamentais e que instalou o seu negócio frente à sua residência na rua principal de Achada Igreja, concelho de São Salvador do Mundo.
A casa de “Ana di Pico” virou ponto de paragem obrigatória para quem segue viagem para lá do interior da ilha de Santiago.
Em entrevista à Inforpress, Ana di Pico adiantou que a produção e venda de óleo de rícino, azeite de purga, sementes de moringa, de calabaceira, cascas de beringela e plantas ornamentais são uma tradição herdada dos pais e que, há mais de quatro décadas, se transformou no sustento da sua família.
“Foi através desta actividade que consegui com que os meus sete filhos estudassem e tivessem a vida que têm hoje”, explicou.
“É um trabalho maçador e que leva bastante tempo para ser produzido (mais de 12 horas) mas é o que eu gosto de fazer”, acrescentou, adiantando que, além de lucrar e de se sentir activa, também acredita tratar-se de uma forma de ajudar o próximo.
Segundo a mesma, o azeite de purga serve no tratamento de dores de barriga, no corpo, no fortalecimento, crescimento do cabelo, na protecção e manchas na pele. Para extrair óleo de rícino que serve para tratamentos diversos a entrevistada disse utilizar uma semente conhecida nesta povoação por “djaguidjagui”, como matéria-prima.
Além de óleos essenciais, Ana dedica-se à plantação de ervas e plantas ornamentais. A matéria-prima é recolhida pela mesma nos vales e ribeiras do interior do Santiago.
Apesar da crise provocada pelo novo coronavírus, Ana adianta que, ainda assim, o negócio consegue ter saída embora de forma reduzida. Os clientes de Ana di Pico são essencialmente emigrantes, turistas, nacionais e “rabidantes” que, segundo a mesma, já conhecem os seus produtos.
O uso de ervas medicinais na cura de doenças remonta aos tempos ancestrais e seu emprego na medicina popular sempre foi muito difundido. Neste sentido, Ana garante que o produto que ela comercializa há vários anos é 100% natural, podendo ser utilizado em adultos como em crianças conforme indicação.
“Nunca tive qualquer reclamação dos meus clientes, muito menos que o produto tenha tido efeito contrário, até porque é indicado e recomendado por médicos”, esclareceu Ana di Pico que, entretanto, chama atenção para o facto de, mesmo medicamentos feitos à base de ervas, poderem ter efeitos colaterais em potencial e devem ser usados sob orientação.
Apesar de considerar que esta prática já entrou em desuso, acredita que devia ser explorada pelas autoridades de saúde e universidades.
Ana di Pico, aposentada da Câmara municipal de São Salvador do Mundo, nascida e criada em Achada Igreja, disse que pretende estender esta prática aos filhos e netos.
Hoje com 63 anos, nutre o sonho de expandir o negócio e conquistar outros mercados e, para conseguir este feito, Ana disse estar à procura de financiamento para adquirir uma máquina de transformação e, para ajudar na realização deste sonho, filhos e netos uniram-se para iniciar um projecto de negócio a que deram o nome de “Natur’Ana”, ideia inspirada no nome da matriarca.
Para dar ponta pé a esta ideia a filha de Ana inscreveu o projecto de negócio na 5ª edição do programa Startup Jovem e hoje faz parte da lista das dez ideias empreendedoras a aguardar resultado final.

Dans la même catégorie