AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Santiago Norte: Condutores manifestam-se e pedem lotação completa e redução de taxas


  19 Octobre      49        Société (44866),

 

Assomada, 19 Out (Inforpress) – A maioria de condutores do interior da ilha de Santiago manifestou hoje em frente ao terminal rodoviário e desfilou pelas principais artérias da cidade de Assomada para pedir lotação completa de 15 lugares e redução de taxas.
Os condutores de hiace e de viaturas de caixa aberta (hilux) do Terminal Rodoviário de Assomada, em Santa Catarina, que fazem do percurso Assomada-Praia/Praia-Assomada e Assomada aos demais municípios do interior de Santiago que se associam-se ao Sindicato Nacional de Condutores Profissionais (SINCOP), exigem a suspensão de cobranças de impostos, licenças, renovação de licenças e alvarás.
Das reivindicações, constam ainda concessão de benefícios de modo a promover inclusão social a todos condutores, suspensão de cobranças de senhas e crachás, melhoramento dos pisos de Sucupira (Praia) e normalização de lotação dos hiaces.
Em declarações à Inforpress, o porta-voz dos condutores, Edmilson de Jesus Borges, que labora na paragem Assomada-Praia/Praia-Assomada disse não entender o motivo de o Governo estar a aumentar as taxas se estão com lotação em falta, ou seja, nove lugares em vez de 15 como pagam para tal.
“O pouco que fazemos vai para a manutenção do próprio carro e para Estado. Os condutores e proprietários não estão a lucrar com o transporte de passageiros, mas apenas o Governo”, desabafou o hiacista que empunhava um cartaz com as reivindicações pedindo “lotação completa”.
Ladeado dos demais colegas que empunhavam cartazes com frases como “redução de taxas, e “basta de injúrias”, o motorista exigiu a “normalização de lotação nos transportes públicos de passageiros”, isto porque, sustentou, “neste momento, os autocarros já estão a circular com a lotação completa”.
É que, segundo ele, estando as pessoas a usar máscaras e álcool gel durante as trajectórias, não há razão para andarem com nove em vez de 15 lugares como outrora, até porque o risco ou não do contágio da covid-19 é a mesma.
Para hilux pedem pelo menos quatro passageiros de cada lado, em vez dos três de cada lado autorizados pelas autoridades.
“Queremos a nossa lotação de 15 lugares, porque na campanha está-se a fazer ajuntamento de pessoas sem distanciamento e sem uso de máscaras por parte dos militantes e dos próprios candidatos, e nós por causa de uma pessoa é-nos aplicado a multa, apreensão da carta de condução (inibição de condução por três meses) e até com cacete nas costas”, disse João Baptista da Veiga, condutor e proprietário de hiace.
Na ocasião, os condutores pediram união da classe para que possam atingir os seus objectivos com esta manifestação e lamentaram o facto de alguns colegas não terem aderido à mesma.
Os motoristas aproveitaram para avisar que se as suas reivindicações não forem atendidas e se não lhes for dada a autorização para a circularem com lotação completa (15 lugares), vão paralisar o trânsito por uma semana ou até por um mês ou então vão aumentar o preço do transporte.
No caso do percurso Assomada/Praia-Praia/Assomada prevê-se um aumento de 50 escudos, ou seja, passa de 250 para 300 e nos demais com aumento de entre 30 a 40 por cento (%).
Em Santa Catarina os taxistas não associarem à paralisação do trânsito e alguns condutores tentaram fazer frete, mas os colegas bloquearam as vias impedindo qualquer circulação.

Dans la même catégorie