MAP ARC33 : Nécessité de renforcer la coopération africaine pour développer une agriculture durable MAP CAN de futsal: « La finale sera difficile face à l’Angola qui va jouer sans pression » (Hicham Dguig) MAP Transformation rurale inclusive en Afrique : Focus sur le rôle de la mécanisation et de la numérisation (Table ronde) MAP Le Maroc, invité d’honneur de la Semaine des Géomètres Experts du Mali MAP Le Togo adopte une nouvelle Constitution AIP MASA 2024 : la CEDEAO octroie deux prix pour encourager la créativité artistique de la jeunesse dans l’espace régional AIP Wêrê wêrê Liking invite les acteurs de théâtre africains à jouer en Amérique Latine AIP L’Africa sport d’Abidjan bat ISCA (1-0) et prend une bonne option pour la ligue 1 APS SENEGAL-SPORT / Les qualités d’un sportif de haut niveau au menu d’une conférence à Saint-Louis APS SENEGAL-COLLECTIVITES-CRISE / Les travailleurs invités à faire des propositions soutenables de résolution de la crise (ministre)

José Maria Neves é vencedor do Prémio Carreira IV edição da Gala Prémios da Lusofonia


  26 Octobre      47        Société (45067),

 

Cidade da Praia, 26 Out (Inforpress) – O antigo primeiro-ministro, José Maria Neves, é o vencedor do Prémio Carreira, que lhe vai ser entregue durante a IV edição da Gala Prémios da Lusofonia, que se realiza este sábado, em Portugal.

Segundo a organização do evento, a atribuição deste prémio a José Maria Neves afigura-se como um “acto de reconhecimento de todo um trajecto de mérito, cidadania avançada e de respeito pelos cidadãos de Cabo Verde, da Lusofonia e do mundo global”.

A Inforpress tentou ouvir José Maria Neves sobre o referido prémio, mas sem sucesso. Entretanto, numa curta mensagem na sua página oficial do Facebook limitou-se a dizer que se sente “honrado”.

A administração da Gala Prémios da Lusofonia justifica esta distinção como o “continuado magistério, da mais elevada cidadania, desenvolvido por José Maria Neves, quer no desempenho das funções de primeiro-ministro de Cabo-Verde, quer no desempenho das suas outras relevantes e altas missões públicas quer, ainda, enquanto activo e empenhado cidadão do mundo”.

“Sempre deu o exemplo de uma governança esclarecida, respeitadora dos direitos, liberdades e garantias, na defesa da liberdade dos povos, na activa contribuição para um relacionamento de respeito mútuo entre os povos da lusofonia e os povos de todos os continentes”, sublinhou a organização, acrescentando que Neves “protagonizou a permanente contribuição para o reforço da cidadania das culturas de língua portuguesa”.

A organização conclui que a atribuição do tal prémio afigura-se como um “acto de reconhecimento de todo um trajecto de mérito, cidadania avançada e de respeito pelos cidadãos de Cabo-Verde, da Lusofonia e do mundo global”.

“O universo da lusofonia e da língua portuguesa tem a dimensão do sonho e todos os grandes sonhos são inesgotáveis”, diz.

José Maria Neves nasceu em Santa Catarina, Cabo Verde. Foi deputado e vice-presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde; presidente da câmara municipal de Santa Catarina e, de 2001 a 2016, foi primeiro-ministro, sempre representando o PAICV (Partido Africano da Independência de Cabo Verde).

Entre muitas outras honrarias de mérito e destaque foi condecorado por boa governação e desenvolvimento sustentável pela Fundação Getúlio Vargas, no Brasil; recebeu a Medalha de Grã-Cruz da Ordem do Rio Branco, atribuída em 2009 pelo Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Foi, ainda, seleccionado como a personalidade mais confiável na política em Cabo-Verde pela Afro-Sondagem.

LC/ZS

Dans la même catégorie