AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Cooperação/Ministro do Comércio e Indústria defende incremento das relações comerciais com China


  29 Octobre      138        Coopération (2212),

 

Bissau,29 Out 20(ANG) – O ministro do Comercio e Indústria afirmou hoje que estão a estudar os mecanismos para o incremento das relações comerciais entre a Guiné-Bissau e a República Popular da China.
Em declarações à imprensa após um encontro mantido com o embaixador da República Popular da China no país, Artur Sanhá afirmou que a visita do diplomata chinês ao Ministério do Comércio e Industria visa estudar mecanismos para imprimir maior dinâmica nas trocas comerciais bem como e identificação das fraquezas existentes ao nível da cooperação.

Questionado sobre que avaliação faz das trocas comerciais entre a Guiné-Bissau e a China, o governante disse que estão numa boa dinâmica, mas que necessitam de um impulso nos domínios dos transportes marítimos e aéreos e para a criação de infraestruturas ao nível de telecomunicações.

Artur Sanhá sublinhou que, em comparação com alguns anos atrás, hoje existem muitos produtos chineses nos mercados da Guiné-Bissau, acrescentando que nota-se igualmente mais chineses com emprendimentos comerciais no país.

O embiaxador da República Popular da China na Guiné-Bissau, Guo Ce está em Bissau há 20 dias .

Disse que a avaliação das relações comerciais entre os dois países foi objecto de análise no encontro com Artur Sanhá.

“Falamos sobre o impulso da exportação dos produtos guineenses para a China especialmente as agrícolas. Constatamos que isso precisa de vários processos nomeadamente, os governos dos dois países precisam de acelerar os protocolos nesse sentido, e estamos a espara do pedido formal da parte das autoridades guineenses para o efeito”, explicou.

Guo Ce informou que no próximo mês de Novembro, a República Popular da China irá realizar a 3ª Exposição de Importação Internacional da China, o que de facto vai ainda ampiliar o processo de trocas comerciais, em especial com os paises africanos.

O diplomata chinês disse estar convicto de que daqui à alguns anos o governo guineense irá melhorar o ambiente de investimento e as tecnologias e que as empresas privadas vão igualmente seguir esse caminho

Dans la même catégorie